Leopardo de ouro

Júlia Murat recebe o Leopardo de Ouro por seu filme Regra 34 - FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO

Cinema brasileiro ganha o Leopardo de Ouro. Por Rui Martins

… O júri da competição internacional do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, presidido pelo produtor suíço Michel Merkt, concedeu o primeiro prêmio, o Leopardo de Ouro, ao filme Regra 34, de Julia Murat.

Cobertura especial do Festival de Cinema de Locarno

 Júlia Murat
Júlia Murat: O BRASIL NO FESTIVAL DE LOCARNO, Leopardo de Ouro com o filme Regra 34

O júri da competição internacional do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, presidido pelo produtor suíço Michel Merkt, concedeu o primeiro prêmio, o Leopardo de Ouro, ao filme Regra 34, de Julia Murat.

O prêmio veio acompanhado da seguinte menção do Júri –

“Trata-se de um Pardo de Ouro importante para uma cinematografia como a do Brasil, que já definiu momentos chaves da história do cinema mundial.Um cinema que está na linha de frente para defender a ideia de um mundo mais inclusivo e mais livre. Regra 34 conduz o cinema brasileiro ao esplendor anárquico do “cinema marginal”. Uma obra audaciosa e política destinada a deixar uma marca. O corpo torna-se um objeto político”

REGRA 34
cartaz Rule 34 – Brasil, Leopardo de Ouro no Festival Internacional de Cienama de Locarno

O prêmio Especial do Júri foi para o filme Gigi, a Lei, a vida de um policial numa cidade pacata italiana, uma coprodução da Itália com a França e Bélgica, dirigida por Alessandro Comodin.

O prêmio de melhor direção foi para a cineasta costarriquense Valentina Maurel, diretora do filme Tenho Sonhos Elétricos, uma coprodução  da França e Bélgica com Costa Rica. Uma história de divórcio e emancipação da filha adolescente que decide ficar com o pai, pouco antes de perder sua virgindade com um amigo do pai.

O prêmio de Melhor Atriz foi para a jovem costarriquense Daniela Marin Navarro, do filme Tenho Sonhos Elétricos, a jovem que se emancipa.
O prêmio de Melhor Ator foi para o costarriquense Reinaldo Amien Gutierrez, também no filme no filme Tenho Sonhos Elétricos. Ele vive o pai, um tanto poeta, um tanto perdido, sem dinheiro e sem controle de seus nervos.

O melhor curta-metragem de autor foi Big Bang do brasileiro Carlos Segundo, co-produção com a França. Um limpador de fornos, que exerce sua profissão por ser pequeno de tamanho.

Menção honrosa como Prêmio Pardo Verde, da Defesa do Meio Ambiente para o filme de Ana Vaz, É Noite na América, um documentário mostrando o desespero dos animais com as invasões das florestas, procurando se refugiar nas cidades.

Leopardo - Locarno - cartaz

________________________________________________

Rui Martins, especial, direto do Festival Internacional de Cinema de Locarno

________________________________________________

Náufrago da Utopia: RUI MARTINS: BRECHT O CHAMARIA DE "IMPRESCINDÍVEL"Rui Martins – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu “Dinheiro Sujo da Corrupção”, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, “A Rebelião Romântica da Jovem Guarda”, em 1966. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter