equipe efêmera

Equipe efêmera. Por José Horta Manzano

… seria de esperar que o esqueleto da equipe de transição também já estivesse planejado. A realidade mostra que não era bem assim. Já se passaram 17 dias, e a montagem da equipe ainda não terminou. A cada dia, aparecem nomes novos…

equipe efêmera

Na noite de 30 de outubro, quando foi declarado vencedor, Lula sacou do bolso de trás um discurso de meia hora, com começo, meio e fim. Disse tudo o que tinha de ser dito, agradeceu, louvou, prometeu e comoveu. Um pronunciamento daqueles não se improvisa. Vê-se que foi fruto de profunda reflexão, de erros e acertos, de trabalho conjunto, de polimento. A preparação há de ter consumido dias, talvez semanas.

Vencida a corrida presidencial, veio o momento de anunciar a composição da equipe de transição, que funcionará até o fim do ano, num total de 61 dias.

Considerando que o discurso de vitória foi montado com antecedência e com tanto zelo, seria de esperar que o esqueleto da equipe de transição também já estivesse planejado.

A realidade mostra que não era bem assim. Já se passaram 17 dias, e a montagem da equipe ainda não terminou. A cada dia, aparecem nomes novos. Sem estar totalmente formada, a equipe não tem como funcionar. Falta articulação. É como um veículo que, para rodar, precisa estar completo – se faltar uma roda, não anda.

Será que a intenção dos escolhidos é realmente delinear a ossatura da futura governança? Está mais parecendo um convescote entre companheiros, uma vitrine de vaidades do tipo: “Tchau, mãe! Ói eu aqui!”.

Vamos ver se conseguem terminar a montagem daqui até o Natal. Se conseguirem, ainda sobra uma semana pra trabalhar, entre Natal e o réveillon.

________________________________________________________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

______________________________________________________________

1 thought on “Equipe efêmera. Por José Horta Manzano

  1. Como escrevi em outro comentário, o belo discurso do último dia 30/10 me lembrou muito aquele proferido em 2002: mesmas propostas de esperança com alguns acréscimos.
    No primeiro chorei emocionada. Já neste, estou pagando para ver.
    Quem teria dúvidas, prezado analista, que a escolha da equipe (não só a de transição, já antecipo) não seria um convescote?
    Trabalho de equilibrista de Alckmin acomodar toda a cumpanherada nesse governo de transição: e eu? E eu? E eu?…: de Manoela d’Avila a Helder Barbalho, de Cristiano Zanin a Flávio Dino e Wadih Damus (aquele deputado petista que sugeriu fechar o STF e chamou Barroso de fascistinha – sounds familiar?), temos de tudo um pouco e muita gente “ex” alguma coisa e atualmente sem colocação (incluindo Manoela que ficou a chupar o dedo nas últimas eleições) e que precisa de um cargo para chamar de seu (com respectivos proventos, é claro).
    Vai se equilibrando, Alckmin!
    E o Brasil, ora o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter