Florencio Escardó

Pediatria, a Ciência do Homem. Por Meraldo Zisman

Florencio Escardó
Florencio Escardó, o médico que revolucionou a pediatria

Lembro-me de ser este o título de um livro que muito me impressionou no início de minha carreira de Pediatra, sempre comprometida desde os tempos de estudante com o problema da fome no mundo; nos morros, alagados, mangues e altos da minha cidade natal – Recife – e com a humanização do médico e da nossa responsabilidade.

Sem envolvimento social do profissional de Saúde, a cura fica cada vez mais distante.

Inspirei-me, para pautar minha faina, no médico e pensador Argentino -— Florêncio Escardó (1904-1992) – catedrático de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, um dos primeiros a permitir que o internamento da criança fosse realizado juntamente com a mãe. Criou, para isto, uma escola de assistentes sociais para viabilizar esse projeto.

Separar a criança das mães é uma dupla agressão – dizia.

Conseguiu que muitos colégios da outrora conservadora, orgulhosa e rica sociedade argentina recebesse (em uma mesma sala de aula) rapazes e moças; antes, as mais importantes escolas primárias e secundárias eram exclusivamente masculinas, somente algumas poucas exclusivamente femininas. Jamais entendeu como se podia praticar a Pediatra isoladamente “como se a criança não tivesse família”.

A sua obra bibliográfica é vasta e variada. Foi ótimo letrista de tangos. E de livros não exclusivamente técnicos dedicados à família, às crianças e à humanização do pediatra. Segue abaixo, além deste seu livro que deu o nome a esse artigo, outros também importantes para mim como foi a Pediatria Psicossomática. Abaixo uma relação bibliográfica de autoria desse autor homenagem do escriba.  Dentre as suas obras, destacam-se:

  • Sexologia de la família. Ed. El Ateneo, Buenos Aires, 1970.
  • Carta abierta a los pacientes. Emecé Editores, Buenos   Aires, 1972.
  • Para que los padres entiendan a sus hijos (con Lee Salk). Emecé Editores, Buenos Aires, 1973.
  • Pediatria psicossomática. El Ateneu, Buenos Aires, 1974.   Família y Sexo. Roberto O. Antônio Editor, Buenos Aires, 1976.
  • Anatomia de la família. El Ateneu, Buenos Aires, 1982.

Esses livros, por certo, jamais ficarão fora de moda. Vencerão a difícil prova do Tempo.

Oxalá meus colegas mais jovens lessem com o mesmo carinho as obras de Florêncio Escardó. Quando um jovem me pede um conselho para o que ler, digo:

 Leia os clássicos. 

_______________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

1 thought on “Pediatria, a Ciência do Homem. Por Meraldo Zisman

  1. MEU CARÍSSIMO E “DESAPARECIDO” MERALDO. QUANTA SAUDADE DESSE CONVÍVIO. FORMIDÁVEL ESSE ARTIGO E ESTOU REPASSANDO PARA MINHA NETA PEDIATRA EM SÃO PAULO. ACHO QUE NOSSA GERAÇÃO FOI MAIS HUMANIZADA E SINTO DIFERENÇAS QUE ME CHOCAM, COM RELATO DOS MEUS EX-PACIENTES QUE ME PEDEM SOCORRO.
    UM FORTE ABRAÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter