8 de janeiro de 2023

Dia Nacional da Luta contra o Fascismo. Por Alexandre H. Santos

8 de Janeiro – “Dia Nacional da Luta contra o Fascismo”

A democracia sempre foi um berçário para os fascistas

porque tolera, por natureza, todas as opiniões; devemos finalmente

fazer leis restritivas: não deve haver liberdade contra a liberdade!”

Jean-Paul Sartre

Não, nós não esqueceremos essa data! Ela pode e deve ser lembrada como o dia em que o Fascismo afrontou a Democracia. O que aconteceu ontem, 8 de janeiro, em Brasília, não foram só agressões frontais às instituições da República. Foram ataques terroristas ao país. O que o fascismo bolsonarista perpetrou contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto ficará registrado nos livros de história como atos covardes de alta traição à Pátria. É imprescindível e urgente que os financiadores e executores desse terrorismo tenham suas identidades reveladas, que sejam julgados e punidos de modo exemplar em um processo aberto e televisionado para toda a Nação. Será didático que todos saibam que não há espaço na vida republicana para quem seja contrário à Democracia.

Também resulta impossível fechar os olhos para a óbvia leniência das forças de segurança, que deveriam ser as primeiras a defender os Três Poderes do Estado. A bem da verdade, a falta de vontade e de rigor das autoridades brasilienses na apuração dos atentados terroristas do dia 12 de dezembro passado já anunciavam o altíssimo risco de um Capitólio brasileiro. São chocantes e diversas as cenas de policiais civis e militares indiferentes ou mancomunados com os terroristas. Cabe à Justiça Civil e Militar punir e expulsar esses maus elementos dos seus quadros; são criminosos; são coautores dos atos antidemocráticos e de vandalismo, e vivem à custa de salários pagos com o meu, o seu, o nosso dinheiro.

Li agora que deputados democratas norte-americanos, impactados com a violência das cenas transmitidas para os quatro cantos do planeta, estão se mobilizando para expulsar Bolsonaro dos EUA. Afinal de contas, está mais do que evidente que ele e os financiadores da sua campanha eleitoral são responsáveis pelo vandalismo e pela destruição havidas em Brasília. É emblemático que, com inusual rapidez, a Comunidade Internacional tenha se manifestado solidária ao Governo Lula; e contra o ex-presidente e seu criminoso gado. Apenas antidemocratas e fascistas são incapazes de enxergar o que o mundo inteiro viu: um brutal atentado contra nossa Democracia.

Plenário do STF após invasão dos terroristas bolsonaristas

O Presidente Lula decretou intervenção no Distrito Federal. Durante essa semana e nas próximas veremos múltiplas prisões e mudanças nos órgãos de segurança da Capital. Em um momento no qual o país tem pressa em criar solução para tantos problemas emergenciais, Bolsonaro e seus terroristas encontram meios de atrasar e piorar as coisas. Houve planejamento, método e gente importante e fardada envolvida nesse crime.

A meu ver, um dos propósitos imediatos desses atos terroristas é desviar o foco e a urgência dados pelo governo Lula aos crimes cometidos pelo ex-presidente, seus patrocinadores e cúmplices. Quem são os bandidos civis e militares beneficiados pelos ataques terroristas? A quem interessa impedir ou postergar a desratização, quero dizer, a desbolsonarização das polícias civil e militar? Essas são apenas algumas perguntas de uma lista que parece não ter fim.

É triste e doloroso ver a concretização de um crime anunciado e absolutamente previsível, mas que as forças de segurança – por incompetência ou cumplicidade – foram incapazes de abortar. E se há males que trazem algum bem, pelo menos que o dia 8 de janeiro de 2023 seja para nós inesquecível. Didaticamente inesquecível.

Que seja lembrado através de eventos pedagógicos, de norte a sul, de leste a oeste, com palestras, exposições de fotos e vídeos, peças de teatro sobre os ataques terroristas. Que seja celebrado pelas gerações futuras, com coragem e altivez, como o Dia Nacional da Luta Contra o Fascismo.

E que ao menos uma coisa fique clara e certa: não passarão!

____________________

Foto: @catherinekrulik

*Alexandre Henrique Santos – Atua há mais de 30 anos na área do desenvolvimento humano como consultor, terapeuta e coach. Mora em Madri e realiza atendimentos e workshops presenciais e à distância. É meditante, vegano, ecologista. Publicou O Poder de uma Boa Conversa e Planejamento Pessoal, ambos editados pela Vozes..

Acesse: www.quereres.com

Contato: kari1954kari@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter