POR BENJAMIM CAFALLI

Tamanho, qualidade, ideias, tudo diminuiu. Sobrou para as múmias

POR BENJAMIM CAFALLI

  Não foi só o tamanho do jornal impresso que diminuiu

O conceito de Ética também. O “Estado de São P. Paulo” – que o “Mirando” chama de “Estadãozinho” desde que passou a circular no formato berliner – foi alvo de ação da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo devido a uma queixa de plágio feita pelo portal Grande Prêmio.

O diretor executivo do Grande Prêmio, Victor Martins, apresentou denúncia em que consta o fato de o jornal haver plagiado 47 matérias do portal entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. 

O jornal reproduziu os textos com crédito “Da Redação” como se eles tivessem sido produzidos por ele. E, como o “Estadãozinho” distribui matérias por meio da “Agência Estado” elas foram reproduzidas 901 vezes por 56 assinantes da agência.

O jornal admitiu o plágio, chegou a tratar o tema como “o maior caso de plágio da história do jornalismo brasileiro.”. Fez uma proposta indecorosa de ressarcimento, pagaria pelo conteúdo sem admitir o crime de plágio. O Grande Prêmio recorreu ao Sindicato, cuja Comissão de Ética julgou a queixa procedente.

O repórter plagiador foi impedido definitivamente de ingressar no quadro social do SJPSP. O editor da Agência Estado e o diretor de redação do Estadão foram advertidos.

O jornal vem a tempos cortando despesas, diminuiu o formato, o número de páginas, a quantidade de informação. No caso da diminuição do formato ainda tentou enganar o leitor com depoimentos de alguns deles fazendo elogios, dizendo que a leitura ficou mais agradável tornou-se mais fácil dobrar o jornal…

O resultado dos baixos salários e da sobrecarga de trabalho fica evidente todos os dias no “Mirando”, é grande a quantidade de erros gramaticais apontados na publicação, outrora modelo de escrita.

O chef Antony Bourdain em seu livro “Cozinha Confidencial” aponta que um dos primeiros e mais perigosos indícios de que um restaurante corre o risco de perder quase toda a sua qualidade ou até mesmo entra em perigo de fechar é quando começa a cortar itens do cardápio.

Mutatis mutandis, é a crise por que passa o “Estadãozinho” há bastante tempo.

Shame on you, “Estadãozinho”

A quadrilha se esbaldou com o dinheiro público

02, durante a pandemia, nos períodos em que estava na capital federal para comandar o Gabinete do Ódio e propagar fake news a respeito da covid-19, hospedou-se em hotel com diárias pagas pelo cartão corporativo da Presidência da República.

 E não foi em qualquer um, afinal é pessoa de fino trato, de gosto apuradíssimo como toda a família, ficou  no Hotel Nobile Suítes Monumental de 12 a 22 de março de 2021 fingindo que dava expediente na Câmara Municipal do Rio via trabalho remoto.

Para não ficar atrás, seu irmão 03 foi passear no Qatar durante a Copa do Mundo quando deveria estar trabalhando na Câmara Federal. Cumpriu a nobre missão de difamar o Brasíl.

Lula e  Haddad

Lula está fazendo com seu ministro da Fazenda Fernando Haddad a mesma coisa que o ignaro ignóbil fez com o posteco de beira de estrada de terra Paulo Guedes. Contradiz seu ministro a cada declaração, a última vez foi  no que se refere à moeda única dos países do Mercosul.

Mas há uma diferença, Haddad, apesar de já ter se nutrido de muitos batráquios, principalmente quanto aceitou o ridículo papel de vice de um candidato à Presidência, Lula, que sabia ser inviável – e o resultado foram os quatro trágicos anos de mandato do i.i. – tem caráter, diferentemente de Guedes. Sabe-se lá quanto tempo vai levar para que tenha uma indigestão.

Duas pragas que atrapalham a Democracia

Os militares e os militantes. A respeito dos militares a História do Brasil conta tudo desde o dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Já no que se refere aos problemas criados por um certo tipo de militância – sem dúvida, existem as excelentes – a má influência é mais recente, começa no dia 10 de fevereiro de 1980, data da fundação do PT, um partido de reúne gente da mais alta qualidade e, ao mesmo tempo, donos da verdade que tem uma visão deturpada do que seja opinião diferente das deles.

Logo que assumiu o Ministério da Justiça, o ministro Flávio Dino escolheu para chefiar a Polícia Rodoviária Federal o secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo Edmar Camata. Teve de mudar de ideia, o partido não o aceitou pelo fato de ser admirador da Operação Lava Jato.

Agora, quem lida com um problema é o chanceler Mauro Vieira. Decidiu manter Eduardo Saboia na chefia da Secretaria de Ásia e Pacífico.

Saboia, em 2013, era encarregado de Negócios na Bolívia durante o governo Dilma.  Ele fez parte das ações para possibilitar a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia 15 meses na embaixada brasileira em La Paz. Por isso,  recebeu uma punição e foi posto para escanteio, foi afastado de suas funções.

Molina se dizia perseguido pelo “democrata” Evo Morales. O curioso é que ele havia conseguido asilo político no Brasil, mas não tinha salvo-conduto do governo boliviano para deixar a embaixada.

 A militância está revoltada, não aceita a decisão de Vieira. Mas ele a manteve, diferentemente do “fala muito” Dino.

E no episódio fica mais que patente a hipocrisia da militância. Durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, disputados no Rio de Janeiro, dois pugilistas cubanos deixaram a delegação do país. Queriam ficar no Brasil, mas o que aconteceu? Foram deportados para a democrática Cuba, o Paraíso terreno. A militância apoiou a decisão, afinal como é possível não querer morar em um lugar tão bom…

Ingratos que são, tempos depois, conseguiram fugir para Miami.

Ah, faltou incluir uma praga, “evangélicos”…

O Festival de nonsense que assola o politicamente correto

Em “O Globo”

MÚMIAOs museus britânicos resolveram banir a palavra múmia em seus estabelecimentos, dizem que é desrespeitoso aos mumificados, elas eram pessoas. A palavra múmia passou também usada para descrever monstros nos filmes de ficção. O que diriam, então, se soubessem que o comediante Agildo Ribeiro costumava chamar os que faziam bobagem de “múmia paralítica”?

O próximo passo será, provavelmente, na seção de Zoologia, deixar de classificar os jacarés como répteis, pois assim são chamados os faltos de moral e ética como, por exemplo, os componentes da zeralhada e assemelhados.

Quem tomou a decisão merece o tratamento criado por Agildo, é uma múmia paralítica.     

(CACALO KFOURI)

                                                                 ***************MÚMIA

Mancada na GloboNews

 

           E o telespectador cobra o esse em investigação…

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Planalto vê ‘fritura’ de general que comanda o GSI pelo Exército

Auxiliares de Lula no Palácio do Planalto dizem crer que está em curso um processo de “fritura” do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pelos generais que compõem o Alto(*)Comando do Exército, com o intuito de emplacar um substituto. G. Dias, como é conhecido, foi escolhido para o cargo por Lula, após ter chefiado a segurança do presidente. Mas ele é um general três estrelas, abaixo da hierarquia do Alto(*)Comando,

(*) Barrabás, já o “Mirando” vê a fritura dos textos corretos. Se os cara-pálidas apurarem os fatos do mesmo jeito que lidam com a Gramática pobre do leitor… Alto-Comando, escriba.

A inhorância é generalizada, na página oficial do Exército há com e sem hífen. Mas quem manda é o civil Vocabulário Ortográfico da Lingua Portuguesa (Volp), nele está com hífen.

 Em se falando nele, a bagunça no país é tão grande que o Volp, o regulador da grafia, ensina que nas siglas com quatro letras ou mais que deem leitura direta só a primeira letra vai em caixa-alta, mas, nele, consta VOLP como sua sigla. Vai entender…

 Palmeiras e América-mg fazem no Canindé a final dos ataques potentes

Força ofensiva é o destaque das duas equipes, que chegam à decisão invictas e hoje lutam (?) bicampeonato da competição

(?) Cara-pálida, cadê o pelo?

Nunes quer túnel para poder criar Parque Minhocão

(…), Nunes trabalha agora com a possibilidade de investir cerca de R$ 1 bilhão na construção de um túnel que siga o trajeto do Elevado João Goulart. Ainda em desenvolvimento, a proposta prevê quatro pistas subterrâneas, duas em cada direção(!!!).

 (!!!) Não, cara-pálida desconhecedor do basicão, duas em cada sentido, uma daqui pra lá, a outra de lá pra cá. Não lhe contaram que uma direção tem dois sentidos ou matou a aula?

Tá feia a coisa… É como está na abertura.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?

 Feriado dedicado à família. Só deu tempo para uma leitura perfunctória do desastroso blog, mas suficiente para notar um festival de atentados à Gramática.

                                     MÚMIA

1 thought on “Tamanho, qualidade, ideias, tudo diminuiu. Sobrou para as múmias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter