Copinha

Copinha: importante lição da molecada. Blog Mário Marinho

Copinha
Copinha: show de fairplay e Palmeiras campeão

Importante lição da Copinha.

A decisão da ótima e já histórica Copa São Paulo, ontem, 25, no Canindé, como uma das comemorações dos 469 anos de São Paulo e que deu o bicampeonato da competição ao Palmeiras, de como se joga futebol, de como se vence sem ter que lançar mão de artimanhas que os marmanjos profissionais são useiros e vezeiros.

Foi um jogo limpo, disputado em alto nível, com belas jogadas, empolgante e terminou com a vitória justa do Palmeiras.

Na verdade, no decorrer do jogo, os dois times foram praticamente iguais, se revezando em jogadas de ataque ou na atuação limpa e leal dos sistemas defensivos.

Não se viram aquelas cenas tão costumeiras entre os profissionais, quando, ao receber o menor toque, o jogador cai em campo, se rola, se contorce, levanta um dos braços como um náufrago à procura de um salvador.

Cenas, aliás, tornadas populares pelo craque Neymar até que, por ridículo, ele abandonou aqueles tombos espetaculares seguidos de rolagem pelo gramado. Em um determinado momento da carreira, alguém o convenceu de que ele era um ator canastrão em contraposição à excelência de seu futebol.

Talvez um pouco tarde, já que a fama ficou-lhe irremediavelmente pregada.

O ótimo time do mineiro América surpreendeu o também ótimo time do Verdão, partindo para cima e dominando os primeiros 15 minutos de jogo.

Só então o Palmeiras conseguiu equilibrar a partida.

A partir daí, foram escapadas e boas jogadas de ambos os lados.

A molecada queria futebol.

Para tanto, se respeitavam em campo e não se viu uma jogada sequer de violência contra o adversário.

Viu-se também um respeito sem igual entre os profissionais para com o juiz, o novato Fabiano Monteiro dos Santos, que teve ótima atuação como eu tive oportunidade de comentar durante a transmissão pela rádio Arena Futebol, sob o comando de Jarbas Duarte e também no YouTube.

Nada de peitar o juiz, de envolvê-lo em reclamações nas marcações de uma falta ou mesmo de um lateral. O respeito dos meninos tornou mais fácil – ou menos difícil – a atuação segura do juiz.

O Palmeiras saiu na frente com um gol do artilheiro da competição, Ruan Ribeiro. O América empatou com gol de seu artilheiro Renato Marques que teve de cobrar o mesmo pênalti duas vezes: na primeira, que o goleiro do Palmeiras defendeu, a cobrança foi feita antes de o juiz autorizar. Renato Marques explicou depois que ouviu um apito, provavelmente vindo da arquibancada. O juiz mandou voltar a cobrança e o artilheiro converteu.

Por volta dos 40 e poucos minutos, eu comentava que o jogo havia entrado em estado de atenção. Um gol de qualquer um dos dois aquelas alturas seria fatal.

Poucos minutos depois, aos 47, numa cobrança de escanteio, Patrick marcou de cabeça o gol da vitória e do título Palmeirense.

Parabéns aos dois times.

E que o exemplo da garotada frutifique e contamine os marmanjos.

Veja os principais momentos da decisão da Copinha

https://youtube.com/watch?v=nTM8Iw53l6E&si=EnSIkaIECMiOmarE

Os melhores

da Aceesp

Na próxima segunda-feira, 30, o presidente Nelson Nunes, da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, recebe, no Museu do Futebol, os destaques da imprensa esportiva de São Paulo do ano passado.

A cerimônia de premiação do Troféu Aceesp contará também com a presença dos ex-presidentes da entidade.

_________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

____________________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter