parado no tempo - Lula

Lula, na Argentina

Parado no tempo. Por Edmilson Siqueira

… Lula afaga ditadores latino-americanos como se fossem dirigentes legitimamente eleitos e que jamais submeteram a oposição de seus países a perseguições, prisões e mortes. Como se fossem líderes que respeitam os direitos humanos…

parado no tempo - Lula
Lula, na Argentina
[ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA ROSE -
 https://blogdarose.band.uol.com.br/ -  GRUPO BANDEIRANTES -
Edição de 26 de janeiro de 2023]

Enquanto faz a coisa certa no Brasil em relação aos militares que se aboletavam no governo de Bolsonaro, dispensando a maioria deles e fazendo valer sua autoridade ao exonerar o comandante do Exército substituindo-o por outro que respeita a Constituição, o presidente Lula acerta a ferradura ao invés do cravo na sua primeira viagem internacional.

Adotando um discurso que agrada muito mais à militância petista, dividida em várias “tendências” dento do PT, todas de esquerda, Lula afaga ditadores latino-americanos como se fossem dirigentes legitimamente eleitos e que jamais submeteram a oposição de seus países a perseguições, prisões e mortes. Como se fossem líderes que respeitam os direitos humanos. Ou como se fossem chefes de governos injustiçados pela maldade do capitalismo ocidental, pelo imperialismo americano, pelo embargo internacional ou qualquer outra bobagem que o valha.

Lula sabe que esses países, principalmente Venezuela e Cuba, aos quais a Nicarágua já faz companhia na questão do autoritarismo e logo mais fará companhia também na pobreza econômica, não têm o que comer porque não têm dinheiro pra comprar. Cuba, caso clássico de uma país praticamente sem indústria, tem de importar quase tudo que exija um mínimo de tecnologia para ser produzido. Geladeiras, por exemplo. Ou televisores. Ou celulares. E, claro, importações dependem de dólares e dólares se consegue através das exportações de seus produtos. Cuba, pelo que se sabe, produz charutos. E exporta sim, mas a quantidade é ínfima e diminui cada vez mais por conta dos malefícios que causa à saúde e da maior consciência dos países.

Os 20 anos que separam a primeira posse da terceira, mudaram muita coisa no mundo.
Mas parece que Lula e o PT ficaram parados lá atrás.

A Venezuela é o caso mais recente de um país que impôs o socialismo aproveitador (já explico) ao seu povo e que resultou em miséria para a maioria. Só se deram bem os militares de alta patente (há mais de 2 mil generais na Venezuela, para menos de 200 na ativa no Brasil) e alguns empresários. Os generais comandam todas as centenas de estatais e fazem dela o que bem entendem. Foram esses que se aproveitaram da ditadura. Nunca é demais lembrar que a Venezuela está sobre as maiores reservas de petróleo do mundo…

Pois afagando gente desse tipo e aventando a possibilidade de fazer o BNDES dançar mais um tango portenho, com quase 1 bilhão de dólares de empréstimos para a construção de um gasoduto altamente problemático em termos ambientais e sociais, Lula sinaliza ao mercado brasileiro que seu governo não só não vai manter as poucas coisas boas que ele herdou, como vai repetir os mesmos erros dos seus dois governos anteriores.

É um péssimo início de governo, mesmo porque será impossível nadar de braçada num cenário favorável proporcionado pelo mundo. Os 20 anos que separam a primeira posse da terceira, mudaram muita coisa no mundo.

Mas parece que Lula e o PT ficaram parados lá atrás.

_______________________

Edmilson Siqueira é jornalista. Atualmente, na Rádio e TV Bandeirantes de Campinas. Colaborador diário do Blog da Rose

________________________________________________

*Artigo publicado originalmente no Blog da Rosehttps://blogdarose.band.uol.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter