disco

por Benjamim Cafalli

Disco arranhado e repetitivo da nossa política

disco
por Benjamim Cafalli

Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão!

discoCantou  Julinho da Adelaide, pseudônimo usado por Chico Buarque para driblar a censura,  em Acorda Amor. Mancomunaram-se para tentar eleger Rogério Marinho à presidência do Senado o que há de mais repugnante entre todos os partidos, sendo que são poucos os que se salvam.

O PL de “Vardemar a pior” Costa Neto, o Republicanos do “pastor” de dízimos Marcos Pereira e o PP de Ciro Noje ops! Nogueira. A tragédia só não está pior porque o União Brasil de Luciano Bivar bandeou-se de lado, pois ganhou três ministérios.

Repete-se, mais uma vez, o triste quadro da política brasileira. A solução menos pior será reeleger Rodrigo Pacheco, figura nada recomendável, mas que em vista do outro, é um “santo”.

Já Arthur Lira está com a vida mansa para manter-se no comando da Câmara, aderiu a Lula no primeiro momento e o PT aderiu a ele concomitantemente.

Cada vez mais, os fins justificam os meios, mas de um jeito que envergonharia o autor da máxima que não se sabe exatamente quem é. A origem, a mais aceita, está em uma obra do poeta grego Ovídio.

Bem que Caetano e Gil avisaram…

“O Haiti é aqui”. Mas, na verdade, é com sinal trocado.

 O país caribenho sofre há muito tempo com crises políticas, guerras entre gangues, atentados. Na semana passada, aconteceram manifestações para protestar, a população está farta com a insegurança que tem origem na bandidagem. E policiais se juntaram aos protestos devido ao fato de que seis deles foram assassinados em uma delegacia. Tentaram invadir a casa do primeiro-ministro.

O sinal trocado vem do fato de que, por aqui, foram os bandidos que se manifestaram e causaram grande destruição no sentido físico e, pior, ético e moral, aos Três Poderes, atacaram o Estado Democrático de Direito com o apoio do derrotado nas eleições presidenciais – o fugitivo ignaro ignóbil – e de parte daqueles que deveriam manter a ordem, as Forças Armadas e a Polícia Militar do DF. E, claro, com a participação fundamental, cada vez mais provada, do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres.

Lula, conta isto pro Lula

No discurso que fez no encontro com os governadores na sexta-feira (27), o presidente declarou que “Não há tempo pra ódio. O tempo é de governar para o bem do povo brasileiro.”.

discoPeça uma gravação emprestada e fique ouvindo até registrar o que falou, pois não tem feito outra coisa a não ser pregar revanche, brigar com Michel Temer acusando-o de golpista, dizendo que a queda de Dilma Rousseff foi golpe de Estado – fake news, sr. presidente, seguiu todos os trâmites –, continua na velha desastrosa prática do “nós contra eles”. 

 E, Lula, cá entre os verdadeiros adeptos da Democracia sem adjetivos – remember a relativa do ditador Ernesto Geisel – , pare de ser cínico e chega de abraçar ditaduras como a evidemte cubana e as disfarçadas venezuelana e boliviana.

Ah, e na Nicarágua, tudo bem?

Cinismo acima de tudo, se a ditadura for de esquerda é democrática, Lula/PT sendo  Lula/PT de sempre.

Uma boa explicação

Um trecho do artigo de Helio Schwartsman na “Folha de S.Paulo” (28). É o suficiente para explicar  o porquê de militares sempre se meterem onde não deveriam: “Soldados também tendem a casar-se com filhas de soldados (e agora com soldadas) para gerar soldadinhos. Isso não surpreende. É comum que filhos sigam a profissão dos pais. Como resultado, não são poucos os militares de hoje com pai, tios ou avós que também foram militares e serviram nos anos 1960 e 1970. O problema desse elemento dinástico é que ele vem dificultando que as Forças Armadas reconheçam que cometeram crimes na ditadura. Os atuais soldados não querem ver seus parentes como autores de delitos contra a humanidade. Preferem ver vovô e titio como “heróis” que combateram o comunismo.

 Nosso erro foi não ter levado a uma justiça de transição os responsáveis pelas torturas assim que reconquistamos a democracia.”.

 Interpretação errada e perigosa

Um colunista do UOL publicou que “Lula parece ter encontrado aliado em novo comandante do Exército”.

Trata-se de um erro grave, militares não devem ser aliados ou inimigos do presidente da República qualquer que seja ele. Obrigatoriamente são aliados da Constituição que juraram cumprir.

A considerar essa aliança sugerida, ter-se-ia – dá-lhe, Temer – de admitir as tristes e lamentáveis alianças no desgoverno anterior.

Ih

O presidente do PL “Vardemar a pior” Costa Neto, no retrato que pintou do seu candidato à Presidência, o ignaro ignóbil,  descreve-o como um apalermado, uma criança mimada que não sabe lidar com contrariedades. Incrível o nível de decência dele, não? Sabedor disso tudo por que o admitiu em seu partido e o apoiou? Por que insistiu no lero-lero de contestar o resultado das eleições, seguindo a manha da criança mimada? Por que? É desonesto ao extremo ou oportunista? Ou os dois ao mesmo tempo? Bom, a ex-mulher dele garante a propriedade do primeiro adjetivo.

E ainda diz que o i.i. só não deu um golpe porque não viu como dá-lo.

Ele é incansável no campo das traições e das ideias estapafúrdias, agora passou a considerar que Micheque é competente, digna até de uma candidatura à Presidência.

 A questão que se alevanta: quem se casa – e permanece casada – com a figura descrita por Vardemar o que é se não da mesma estirpe?

Sim, é campo minado

Mas será mera coincidência que todas as vezes em que o Estado de Israel, de novo sob o comando do beligerante Bibi Netanyahu, dá início a um conflito – ataque à Faixa de Gaza em que 10 palestinos foram mortos e, em resposta óbvia, sete israelenses também foram em um atentado –, algum canal de TV reprisa “A Lista de Schindler”?

Aproveitando o percurso na perigosa área, pois todas as discordâncias em relação ao que Israel faz são consideradas erroneamente como antissemitismo, este comunicado vem no momento certo, tem origem em judeus: “Nunca mais Holocaustos: Carta Pública à Hebraica do Rio de Janeiro”

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEugSJiVRnWx9H_Oz7dkTe72QLgvJG_Xc83bQIgmGaVVeorA/viewform

 Dois Estados, a única solução, nem pensar, né? Desde quando livros ditos sagrados por quem acredita neles podem ser base para decisões geopolíticas – caso da criação do Estado de Israel? Como admitir que ações que afetam a Humanidade sejam baseadas em interpretações malucas dos livros como “não pode receber transfusão de sangue, cortar o cabelo”, “pode casar com quantas mulheres quiser desde que a sustente”, Arca de Noé, Torre de Babel para explicar o surgimento dos vários idiomas? E a pior crença de todas, o Criacionismo. A humanidade vem de Adão e Eva, apesar de todas as provas científicas irrefutáveis em contrário? “Mate um infiel e ganhe 72 virgens no Paraíso?”. “Moisés abriu o Mar Vermelho”? “Não coma carne de porco, tem casco fendido, mas não rumina, é animal impuro”?

Depois, há quem estranhe o terraplanismo…

Creiam no que quiserem, mas as crenças não podem reger o mundo, valem da porta para dentro.

Com exceção do assassinato em massa de judeus, genocídio, todos os outros grandes massacres ocorridos na História foram cometidos em nome de um “Deus”. seguindo o que está em um dos livros.

Live and let live!

 A TV Jovem Pândega e as demandas na Justiça contra ela

Várias pessoas públicas, a mais recente é a primeira-dama Janja, movem ações contra “jornalistas” que nela trabalham – pois TVs decentes não os contratam – por ofensas e injúrias, eles têm uma visão completamente distorcida do que seja liberdade de expressão.

 As ações lembram-me do que dizia o sábio pai deste mirandeiro. Muitas vezes chamam a atenção para algo que passaria despercebido se elas não fossem levadas a efeito.

 É o caso das ações movidas contra a emissora. Quem assiste às “atrações” apresentadas nela, quem está interessado nas opiniões grasnadas por gente que lá está?  A turma de descerebrados adoradores do ignaro ignóbil. O melhor é deixá-los no ostracismo, não aprendem nada, acreditam em qualquer balela.

 Alguém move uma ação devido às ornejadas, a imprensa noticia e, pronto, amplia-se o alcance das ofensas de que poucos tinham conhecimento. Então, o pessoal da Pândega fica feliz da vida, o “falem mal, mas falem de mim” é divulgação.

 O melhor remédio é ignorar tudo o que se passa lá.

 É urgente a criação de um Q.I. negativo

 O menor Q.I. já registrado foi 46, mas, certamente, o de coisiformes ficará abaixo desse número, senão como seria possível que alguém acreditasse e passasse adiante esta informação?

E ainda por cima, escrito em um Português digno de um certo blog…

 Um dos portadores do mais baixo índice

02, o golpistinha do Gabinete do Ódio, o que mais cabula sessões na Câmara dos Vereadores do Rio, ornejou a propósito de  militares que respeitam a Constituição e  terem entendido o seu papel que “Tenho vergonha do que se transformou a essência do alto escalão das Forças Armas [sic] do Brasil de primeiro de janeiro de 2023 em diante! Alegam não se meter em política, mas jogam o jogo político deslavado e mais sujo que ninguém jamais viu seus estrelados fazerem!

 É fanzoca de o nada augusto Heleno, Praga Netto,  do defenestrado Júlio César de Arruda e dos que, desrespeitando o juramento à Bandeira, permitiram que grande número de terroristas ficassem acampados diante do QG do Exército em Brasília de onde partiram para atacar os Três Poderes.

O “Caderninho” de Esportes do Estadãozinho

E nada são a mesma coisa. No sábado, foi jogada a final feminina do Australian Open – vitória da bielorussa Aryna Sabalenka sobre a russa que joga pelo Cazaquistão Elena Rybakina por 4/6 6/4 6/4 – e no domingo nem o resultado foi publicado, o que dirá comentários a respeito da partida. No domingo foi disputada a final masculina entre Novak Djokovic contra Stefanos Tsitsipas e o jornal não se dignou a nem publicar o horário da transmissão do jogo pela TV. Vitória de Djokovic por 6/3 7/6 7/6.

Como consequência, vai perdendo leitor e diz que é a crise… Sim, só se esquece de acrescentar  que é a de qualidade.

Cá entre nós, chefias

A quem interessa informação a respeito de taxas de ocupação de hotéis durante o Carnaval a não ser para os donos deles?

Não é maldade do coraçãozinho cheio de maldades, juro!

 Mas é algo que este mirandeiro não consegue entender: “Morre influenciador Ikaro Zerlottini, aos 26 anos, após grave acidente de carro no RN”.

Who? Tinha doutorado em que área? Especialista em quê?

Como imaginar que exista uma solução para o país se as pessoas se deixam guiar por “influencers” sem preparo, surgidos assim do nada  ?

A imprensa é cúmplice desta mediocridade trágica ao lhes dar espaço, ajudando na divulgação de suas ideias vazias.  Deixe-os no lugar adequado, as redes antissociais, coleguinhas, ou a fofocagem é o que os move?

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada da Folha

Painel

Filé(*)mignon

(*) Não, cara-pálida. Filé ou filé-mignon.

 Davi Alcolumbre (União-ap(?)) deve presidir novamente a CCJ, colegiado mais importante do Senado.

(?) Apartamento? AP, escriba.

                                                                   ***************

Copiada do Estadãozinho

Título na Austrália coroa superação de Luisa Stefani e sonho de Rafael Matos

Sem dar (maiores detalhes)(!!!) sobre seus planos, Luisa e Rafael indicaram que pretendem seguir jogando juntos nos Grand Slams.

(!!!) Cara-pálida, pelo jeito não faz ideia do que sejam detalhes, pois não? Detalhes são  pormenores, se forem “pormaiores” não são detalhes, capisce? Mais detalhes…

                                                                   ***************

Copiadas do g1

 Família assasinada(!!!)

Jovem suspeito de participar de chacina no DF é apreendido novamente

 (!!!) E o Português assassinado… Assassinada, cara-pálida.

Colisão com 3 veículos mata 4 pessoas na Rodovia Anhanguera em Sumaré

 Criança de 11 anos ficou ferida e foi socorrida(!!!) pelo helicóptero Águia, da PM, ao(!!!) HC da Unicamp. Batida ocorreu na via marginal, que chegou a ser interditada por três horas.

(!!!) Está no  “Dicionário Analfabético da Língua Portuguesa”, nele socorrida e levada são palavras sinônimas! Socorrida no, levada ao, cara-pálida.

 De acordo com a AutoBAn, concessionária que administra o trecho, o acidente aconteceu na altura do Km(XXX) 109,

(XXX) Não, escriba, km, símbolos são imutáveis.

Não há informações sobre o que teria feito o condutor da Montana entrar em sentido contrário na estrada e, de acordo com a corporação, o veículo estaria(XXX) em alta velocidade.

(XXX) Não, torturador da lógica, de acordo com a corporação, estava.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda

jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
 Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.
Cantinho del jefe

1 – Veja a foto acima. Esse(XXX)(Este) é um dos modelos de fantasias que estará no desfile do Salgueiro,

(XXX) O que está sendo mostrado…

A TIM fechou uma parceria com a LIESA(X)(Liesa)

 2 – Ministra Anielle Franco confirma participação no desfile da Beija-Flor

 Aliás, é o segundo ano seguido de Anielle na (azul e branco)(X)(Azul e Branco)

(X) Azul e Branco = Beija-Flor, jefe. Errado no texto também.

3 – Márcio Tavares, secretário-executivo(X)( sem hífen, só o geral é premiado) do Ministério da Cultura,

 4 – O colapso das(XXX)(da) Lojas Americanas tem feito a alegria e a fortuna de muitos advogados.

5 – Presidente da Petrobras fala com entusiasmo de área que preocupa gente próxima a Marina Silva

De 2023 a 2027, a Petrobras prevê investir US$ 2,94 bilhões na na(X) Margem Equatorial

 (X) Tá com eco, jefe?

(…), que começa no litoral do Rio Grande do Norte e segue até ao(XXX)(o) Oiapoque (AP),

(XXX) Mein Got… Não está no impresso, mas todos os outros erros aqui apontados estão (no sábado as notas – todas assinadas por el jefe – saem n’“O Globo”.

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – (…), o narrador Milton Leite e os comentaristas Renata Mendonça e Grafite já entram no ar às(XXX)(a) partir das 15h, acompanhando as chegadas das delegações e dos torcedores ao estádio. Já na TV Globo, o trio formado por Cleber Machado, Júnior e Paulo Nunes já estará ao vivo meia-hora(X)(meia hora) antes de a bola rolar.

2 – E o longa já está na seleção oficial de outras competições no(XXX)(em) Canadá, Alemanha, Indonésia, Brasil e Hungria.

(XXX) Ou com as contrações adequadas conforme o artigo.

3 – Carnaval 2023: Alceu Valença fará sua estreia a(X)(na)(*) Sapucaí

(*) Foi corrigido.

Músico será atração e(X)(em) um dos camarotes da festa

4 – (…), deu início a(X)(à) Operação Acabou o amor.

5 – (…) – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Eisntein, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Sírio(-)Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa –

6 – Veja esse(XXX)(este) revoltante caso que aconteceu nos últimos dias no CCBB do Rio de Janeiro,

(…). A atriz não deu atenção e manteve a cordialidade sempre ao solicitar o seu crachá-adesivo(X)(sem hífen) de acesso.

(…). A atriz, por sua vez, expos(X)(expôs) os casos de transfobia em seu perfil no Instagram,

7 – Dezembro registrou uma disparada no número de ações judiciais envolvendo condominiais(???).

(???) Condominiais apartamentais ou casais, errador? Condomínios, né mermo?

 8 – Principais editoras do país têm quase R$ 40 milhões a receber das(XXX)(da) Americanas

(XXX) Errado no texto também.

9 – Lembra que nos últimos quatro (???) o Brasil cortou relações com a França,

(???) Quatro o quê, errador? Ah, anos…

10 – (…), e logo em seguida informava que acabara de ser demitida pois sua chefe havia lida(!!!)(lido) a queixa.

(!!!) Claro, né, errador, só se fosse chefe é que seria lido, né mermo?

11 – Americanas tem(???) mais de 50 escritórios de advocacia como… credores

(???) O errador erra até no erro. Usa Americanas no plural, entonces tem de ser têm…

Mas é no singular, é tem mesmo, o problema é que está “das Americanas” no plural no texto.

12 – Durante os últimos quatro anos, desde a sua nomeação como ajudante de ordem(X)(ordens)

(…),  144 passagens aéreas bancas(X)(bancadas) pelo contribuinte.

 Cantinho da mistake/miss Caixa

 Deve estar em férias.

 Cara-pálida não habitual, escreve melhor que os outros

 Texto longo, só este erro: A Agência Nacional de Cinema (Ancine) bateu o martelo e, em reunião da diretoria-colegiada(X)(sem hífen),

                                                                  ***************

disco arranhado

1 thought on “Disco arranhado e repetitivo da nossa política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter