Tem umas novelas que nunca exatamente chegam ao fim. Se repetem, intermináveis. Os personagens reaparecem. Há os tais remakes. Os enredos se enroscam. Na política nacional vivemos um dos piores casos e parece que não tem jeito de a gente se livrar dos canastrões e canastrinhas

PROHIBIDO OLVIDAR - Recuerdos Reales Contados y Cantados en Castellano: TODOS LOS DÍAS LA MISMA HISTORIA (Parte 1): Yo veo telenovelas, y qué? (Dedicado a mi madre Norma)

Não há travessia que aguente. Não tem pantanal que se salve assim. Não tem terra nem paixão que resista. O Brasil virou uma novela interminável, sempre com a volta de personagens obtusos, suas falas truncadas e suas repetidas atuações abaixo de qualquer nível razoável. O último capítulo, aliás, se repete indefinidamente dia após dia e até já decoramos as falas de não fui eu, não sei de nada, isso é perseguição, as investigações serão rigorosas e providências serão tomadas. Pior é termos de reviver novamente todos os capítulos anteriores, no caso mais recente a revelação da falsificação dos comprovantes de vacina, os quatro anos do governo anterior e seus personagens entre caricatos, vilões, assistentes de mau caráter e atitudes insidiosas, tudo sempre envolvendo o ignóbil protagonista principal, seu núcleo e muitos figurantes fantasiados de patriotas. Todos ainda no palco, quando o que mais queríamos é que essas cortinas fossem cerradas, que tivéssemos o direito de esquecer deles e do mal que já fizeram.

Ah, bom, que bem sei que não é de hoje, com a reeleição corrente e possível, com o tal remake que repete a busca do sucesso da primeira versão sem levar em conta a passagem do tempo, as novas condições e  inclusive o envelhecimento dos atores principais, e até das suas ideias, textos e formatos. Fora os erros das primeiras edições nunca consertados ou revistos, muito menos assumidos e desculpados.

Tomo o Brasil como cenário, mas claro que as novelas também têm se repetindo no cenário internacional, muitas atravessando até séculos,  as guerras, desentendimentos por motivos religiosos, lutas pelo poder e territórios. E ainda  pandemias como a última que vivemos nos últimos três anos e dois meses que teve agora proclamada seu fim como emergência global, deixando o saldo subestimado de sete milhões de pessoas que deixaram de contribuir e continuar suas histórias –  e entre elas havia autores que ainda teriam muito a contribuir e se consagrar, em capítulos que não conheceremos, arrancados do roteiro da vida.

O Brasil é mesmo louco por novelas. Acompanha o desenrolar, participa como pode, comenta, aplaude e/ou cancela. As novelas lançam modas e comportamentos. Mesmo revivendo tempos antigos, de outras épocas, tentam trazer a discussão de temas importantes do passado, revistos, e da atualidade e sociedade; buscam a opinião pública, e pelo menos na tevê melhor se diversificam até o famoso último capítulo, disputado a preço de ouro pelas empresas e publicidade de seus produtos por conta da audiência que conseguem em seu desfecho. A partir daí certamente veremos os atores e atrizes novamente mais adiante, mas em outros papéis, outros personagens, construindo novas histórias, para os quais mudam aparência, estilo, cabelos e figurinos, e até seus sotaques. Ganham um tempinho para refrescar suas imagens, e até fazer com que esqueçamos seus inevitáveis fracassos de interpretação.Telenovela e Cultura Brasileira | Prof. Barbosa - Sociologia

Na vida real, não, e isso está ficando especialmente chato. Temos de relembrar os horrores, além de ver os mesmos personagens, vozes, aparência e cacoetes. Pior, se repetindo ao vivo, não são apenas flashbacks como os recursos que ajudam quem perdeu algum capítulo a entender as cenas.  Sempre são repetidas as cenas piores, as falas e subterfúgios, as reações às novas revelações que os trazem de novo às telas e noticiários. Imitando a ficção, quando perdem a audiência, tentam, rolam despenhadeiro abaixo tentando corrigir algumas cenas e tudo fica mais ainda sem pé nem cabeça.

A diferença é que quando é ficção a gente ri, corneta, desliga. Na real, como sempre, nessas novelas acabamos é envolvidos nas tramas, perturbados. Muitas vezes sem direito de nascer ou morrer, ao menos. Sem redenção, apenas percorrendo a perigosa Avenida Brasil.

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@catherinekrulikMARLI GONÇALVES – Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto.  (Na Editora e na Amazon).

marligo@uol.com.br / marli@brickmann.com.br

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3 thoughts on “Novelas sem fim. Por Marli Gonçalves

  1. Cara Marli,
    Na verdade, todas as novelas – ou enredos – foram escritas por William Shakespeare e, adaptadas pelos atuais “autores” ao momento em que eles querem colocar os protagonistas.
    Rivalidade familiar ou diferença social? Romeu e Julieta; casal desajustado? A megera domada; vinganças familiares? Hamlet, e por aí vai.
    Como diria Chacrinha, nada se cria tudo se copia, apenas ajustando aqui, pincelando uma coisinha a mais ali, mas a base de tudo é William Shakespeare.
    Talvez Dias Gomes ou Benedito Rui Barbosa possam ser excluídos da “cola / copia” novelesco, mas, mesmo assim dentro de seus enredos sempre haverá Shakespeare.
    Não é demérito para quem escreve longos capítulos, muitas vezes apenas para esticar no momento de audiência em alta, apenas não podem criar algo que já existe.
    Tudo, também é uma questão de fase, pois hoje novelas já não atraem tanto quanto no passado, pois como bem deixou implícito em seu texto, a novela real, vivida no dia a dia nos mostra a realidade e é impossível desligar.
    Um abraço.

    Inté!
    SP 05/05/2023

  2. Elisa Alicia Lynch, foi um marco de mulheres que dominaram um tempo, um momento que a América Latina, ou seja, nós aqui de baixo nos sujeitamos aos do Norte.
    Dominou um ditador.
    Foi uma pessoa determinante no acontecer da América Latina, ou para a demais esposas, amantes, ou “casos” das excelências.
    Escrever, se contra ou a favor dela, pouco importa.
    Foi importante ao seu tempo.
    Depois muito tempo depois, ainda continuamos como súditos do pessoal de cima.
    Quem sabe a Dona Janja não a incorporou?
    (Se é quem sabe quem foi).
    Hoje o que Janja faz, é manter-se na mídia, com seus “arrojados trajes”, meio ridículos, ou totalmente, pouco importa.
    Desconhecendo Elisa Alicia Lynch, pensa em Evita Peron..
    Querer se transformar em Evita Peron já é outra história, Janja é Janja, nunca será nada além dela própria.
    Talvez domine Lula.
    Um Lula que nunca foi um revolucionário, apenas uma pessoa que se aproveitou de momentos do país, se formos sinceros.
    Estudando a história, tem um paralelo: Solano Lopez queria se mostrar para sua amada; talvez Lula também queira.
    Peron preservou o passado de sua amada…. a transformou em “santa”…coisa mórbida.
    Somos ainda o pessoal de baixo, com pouca chance de chegar acima.
    Com Janja apenas ficamos menores, ou, ridículos.
    Elisa Alicia Lynch, apenas queria continuar sua vida sem sobressaltos, como conseguiu.
    Afinal, quando poderemos nos livrar de personagens – masculinos ou femininos – de nossa história?
    Inté!

    SP 06/05/2023

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