zona crítica - leopardo de ouro 23

Filme iraniano Zona Crítica ganha o Leopardo de Ouro. Por Rui Martins

… ganhador do prêmio Leopardo de Ouro com a frase: “filme Zona Crítica, de Ali Ahmadzadeh, um hino à resistência iraniana e à liberdade”. Uma mensagem enviada a todos as iranianas e iranianos que combatem a ditadura teocrática xiita…

LOCARNO

[ESPECIAL – LOCARNO FILM FESTIVAL]

Cineasta Ali Ahmadzadeh vence Leopardo de Ouro em Locarno:

O Festival Internacional de Cinema de Locarno anunciou o ganhador do prêmio Leopardo de Ouro com a frase: “filme Zona Crítica, de Ali Ahmadzadeh, um hino à resistência iraniana e à liberdade”. Uma mensagem enviada a todos as iranianas e iranianos que combatem a ditadura teocrática xiita. Mas sentida também, de maneira forte e percutante, por todos que viveram em seus países, o peso e a violência da censura. E o Festival de Locarno confirmou mais uma vez sua vocação de defensor da liberdade e dos direitos humanos.

No ano passado, o Leopardo de Ouro entregue ao filme libertário de Júlia Murat, Regra 34, era uma mensagem aos reacionários religiosos bolsonaristas, empenhados em acabar com o cinema como expressão de ideias e comportamentos por cineastas livres e independentes. Um filme político, como havia definido o diretor do Festival, assim como é o filme iraniano.

Este ano, o Leopardo de Ouro com suas unhas e dentes desafia a ditadura teocrática xiita iraniana e passa mesmo um sabão na diplomacia alemã por ter negado, há alguns meses, visto de entrada na Alemanha ao realizador do filme iraniano Ali Ahmadzadeh. Depois da divulgação da seleção do filme iraniano Zona Crítica para a competição internacional do Festival em meados de julho, Ali Ahmadzadeh passou a ser pressionado pelas autoridades policiais e pelo governo iraniano a fim de retirar seu filme da competição. E foi impedido de sair do Irã para apresentar seu filme em Locarno e, portanto, não poderá receber pessoalmente o Leopardo de Ouro, que será entregue ao produtor do filme, Sina Ataeian Dena, já seu representante junto à imprensa em Locarno.

O prêmio ao filme iraniano é concedido onze meses depois do assassinato pela polícia iraniana da jovem Masha Amini. Zona Crítica conta os trajetos de um dealer orientado pelo som do seu sempre presente GPS nos arredores de Teerã, dirigindo seu automóvel pelos túneis das vias expressas das autoestradas periféricas e, na estrada, em noite escura. Embaixo do aeroporto encontra-se com uma jovem vinda de um avião que, com pouco combustível, quase se espatifou porque os russos não queriam autorizar nem pouso e nem fornecer combustível. “Veja onde está o prestígio do nosso país” diz ela, que recebe um pacote de ópio para levar a Amsterdã.

Depois de ter distribuído biscoitos de maconha para velhinhos, atende o pedido de uma mãe desesperada com seu jovem filho numa crise por consumo de drogas. Consome cocaína com uma jovem passageira sem o véu exigido pela teocracia,  assustam-se com o aparecimento de um carro que os persegue, provavelmente da polícia. Livram-se da perseguição, mas a jovem ainda sob o choque passa a gritar – “fodam-se, fodam-se”, dando a impressão de não mais suportar o regime e as restrições a quem tem de se submeter como mulher.

Os principais prêmios do 76. Festival Internacional de Cinema de Locarno

Leopardo de Ouro: Zona Crítica, d’Ali Ahmadzadeh (Irã e Alemanha)

O Prêmio Especial do Júri foi para o filme Não espere Demais do Fim do Mundo, do realizador romeno Radu Jude.

Prêmio de Melhor Direção: Estepe, da ucraniana Maryna Vroda.

Prêmios de melhor interpretação: Dimitra Vlagopoulou, no filme grego Animal, de Sofia Exarchou; e Renée Soutendijk, no filme holandês Doces Sonhos, de Ena Sendijarević.

Menção especial para Noite Obscura –  Até logo aqui ou não importa onde, de Sylvain George


  • Rui Martins também está em versão sonora no Youtube, em seu canal –

https://www.youtube.com/@rpertins

_________________________________________

Rui Martins – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

_________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter