Paraskevidekatriafobia

Paraskevidekatriafobia. Por José Horta Manzano

…essas pessoas são vítimas de paraskevidekatriafobia, pavor mórbido de sexta-feira 13. O termo vem do grego paraskevi (sexta-feira) + dekatria (13) + phobia (medo patológico)…

Paraskevidekatriafobia

 Tudo tem nome. Até aquelas “multidões de anônimos” que aparecem em fotos de manifestações, no fundo, não mostram indivíduos “anônimos” (sem nome). Cada um deles tem nome próprio e sobrenome. Esses participantes não deveriam ser descritos como “anônimos”, mas como “desconhecidos”: uma multidão de desconhecidos, isso sim.

Hoje é sexta-feira 13. Dia comum, que passa batido para a maioria de nós, é data estressante para muita gente fina. O distinto leitor e a encantadora leitora certamente já ouviram comentários do tipo “Ih, hoje é dia de azar” ou “Pôxa, sexta-feira 13… só falta cruzar com um gato preto”.

Cada um tem suas superstições, ainda que mínimas, insignificantes. Mas o nível de sensibilidade a elas varia de um indivíduo a outro, podendo, em algumas pessoas, atingir extremos intoleráveis.

Numa sexta-feira 13, tem gente que nem põe o pé na rua, de tanto medo de que algo ruim aconteça. Não estão fazendo isso por charme, acredite. Estão passando por um sofrimento real, um nível de estresse sufocante, avassalador. Uma verdadeira fobia.

Pois essas pessoas são vítimas de paraskevidekatriafobia, pavor mórbido de sexta-feira 13. O termo vem do grego paraskevi (sexta-feira) + dekatria (13) + phobia (medo patológico).

Outras fobias também têm nome:

 Claustrofobia – medo patológico de estar em espaço fechado

Enofobia – ojeriza ao vinho

Pedofobia – repulsão a crianças

Sabemos que, dois milênios antes de nossa era, os povos da Mesopotâmia já utilizavam um sistema de cálculo de base 12. Nosso sistema de medição de ângulos e de divisão das horas do dia é herança dessa antiga criação. Dá pra entender que, sendo 12 o número perfeito, redondo e que fecha o círculo, o 13 aparecesse como resultado da entrada de um intruso na roda.

O cristianismo recolheu essas antigas crenças e as reforçou. Sexta-feira está associada à crucifixão de Jesus, donde muitos fiéis considerarem essa data infeliz. A Santa Ceia se realizou com Jesus e seus apóstolos, num total de 12. O 13°, que era Judas Iscariotes e acabou traindo o Mestre, bagunçou o coreto. E o número 13 carrega a cicatriz até hoje.

Na cultura britânica, sexta-feira costumava estar associada a execuções de pena capital. Da sexta-feira, diziam que era “o dia dos enforcados”.

Nos EUA, muitos edifícios não têm o 13° andar – passam direto do 12° para o 14°. Na minha visão, o 14° não passa de um 13° (mal) disfarçado. Mas, enfim, se satisfaz ao distinto morador…

Em certos indivíduos, a paúra da sexta-feira 13 é tamanha que assume caráter patológico. Ressentem sintomas como: respiração ofegante, tontura ou vertigem, ritmo cardíaco acelerado, comportamento ritualístico como comer alho e dar 13 voltas no quarto, sensação de morte iminente.

Os conselhos que se podem dar a quem sofre dessa doença são reflexões de bom senso. Acidentes e coisas ruins podem acontecer em qualquer dia da semana ou do mês.

Nos EUA, pra você ver como a coisa lá é levada a sério, há em Las Vegas uma clínica especializada em cuidar dos que sofrem de paraskevidekatriafobia.

Espero que, tirando um restinho de superstição herdado dos pais e avós, nenhum de vocês entre em parafuso a cada sexta-feira 13.

Com todo o respeito que devemos aos infelizes que estão neste momento debaixo de tiro e bomba no Oriente Médio, vamos nos alegrar de não estarmos na mesma situação.

Nossas balas perdidas já são suficientes pra apavorar e castigar qualquer cidadão.

______________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

______________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter