Além dos clássicos.

Além dos clássicos. Por Meraldo Zisman

ALÉM DOS CLÁSSICOS:
LIÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE FAMÍLIA E EMANCIPAÇÃO FEMININA

Além dos clássicos.Este artigo foca na análise do romance “Anna Karenina”, escrito por Liev Tolstói, destacando as discrepâncias entre as personagens femininas, Anna Karenina, e masculina, Stiepan Arcáditch Oblónski. O objetivo principal é compreender as razões pelas quais Anna Karenina tomou a trágica decisão de suicidar-se, fornecendo uma análise aprofundada das complexas dinâmicas entre os protagonistas.

A obra “Anna Karenina” (1873-1877) expressa a ideia de que “toda família feliz se parece com outra afortunada; a infeliz é infeliz de acordo com a sua própria natureza”. Essa afirmação ressoa na narrativa da família Oblonski, onde a felicidade desvanece, e a infelicidade assume nuances próprias. A discrepância entre a visão de Tolstoi e a realidade vivida pela família Oblonski revela a complexidade das relações familiares e desafia generalizações.

Na narrativa, as crianças, atrapalhadas, corriam sem rumo, e o Príncipe Stiepan Arcádievitch Oblonski, como era conhecido socialmente, despertou não mais no quarto conjugal, mas no sofá do escritório do castelo, onde viviam. Dessa forma, quando um casal jovem me procura, sugiro que leiam os clássicos, pois neles estão a cultura e a verdade experimentadas.

Apesar de tudo, afirmo: essa brilhante exposição da escrita de Tolstoi, a experiência quase concreta da família Oblonski, evidencia as diversas facetas das relações humanas e as mudanças sociais que moldaram a vida doméstica, com a emancipação econômica da mulher.

Não me importa o que os outros pensem sobre minhas ações, mas sim a minha própria avaliação sobre o que decido. Não se iludam nem se deixem influenciar por qualquer tipo de influência. A decisão é de vocês dois, e continuo dizendo que o ser humano é um ser conjuntural e pertence ao presente. Dessa forma, diz-se: as razões são individuais.

Não importa qual será sua decisão, estarei aqui para ajudá-los.

_________________________

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.
Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter