ELEIÇÕES

Por Benjamim Cafalli

Eleições em 2024, no mundo inteiro. Disputas de todo o tipo

ELEIÇÕES
Por Benjamim Cafalli

 Eleições em 2024

Neste ano – ou nesse segundo um brogue que existe porraí – haverá eleições em várias partes do mundo. Mais de dois – duas, segundo o UOL – bilhões e meio de pessoas vão votar.

Em muitos lugares haverá disputa civilizada, em alguns uma ferrenha luta entre democratas e extremistas de direita.

Em outros,  a opção será o triste escolher o menos pior, casos da eleição presidencial nos EUA, Trump/Tramp candidato de novo a menos que a Justiça aja rápidamente e impeça – e, em menor escala, e a para a Prefeitura Municipal de São Paulo.

Em Sampa está evidente que a disputa mais forte trilhará pelo caminho já apontado por Lula, o mau e velho “nós contra eles” criado pelo PT. De um lado Guilherme Boulos e sua vice Marta Suplicy, a volúvel e inconfiável personagem; do outro o incompetente prefeito em exercício Ricardo Nunes. Não se sabe quem será seu vice, está esperando a ordem do ignaro ignóbil para compor a chapa. Aforamente a falta de personalidade da figura. Seu ídolo declarou que o candidato preferido dele era o ex-sinistro contra o Ambiente ricardo salles, mas que vai engolir Nunes e impor o ex-comandante da Rota, o coronel aposentado Mello Araújo, como vice. Para que se tenha uma ideia de quem é o indigitado, quando no comando da violenta Rota propôs  a extinção da Ouvidoria da Polícia, que recebe denúncias contra policiais, e as filmagens das câmeras corporais.

 Difícil prever qual será o comportamento do governador Tarcísio de Freitas depois do acordo que está em vias de fechar com Lula para a construção do tunel ligando Santos a Guarujá (ver mais abaixo em “Ele é uma raposa”).

Quem se propõe a disputar o cargo é a deputada federal Tabata Amaral, que terá o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin, do mesmo PSB. O problema em relação a ela é a falta de coerência, não dá pra acreditar em quem aceita o apresentador José Luiz Datena, conhecido como Dapena em um programa humorístico.

Ah, calma, calma, esqueceram-se de Murphy e seu “Não há nada tão ruim que não possa piorar”? Pois piorou. Muito. A tragicômica figura do “Padre” Kelmon anunciou que também participará da disputa. O perigo é ele ter votação expressiva como aconteceu nas eleições municipais de 1959. Os candidatos a vereador eram tão ruins que uma rinoceronte do Zoológico do Rio de Janeiro emprestada ao Zoológico de São Paulo teve mais de 100 mil votos, número maior que o obtido pelos humanos. Ou, é bom lembrar, o palhaço Tiririca, eleito deputado federal em 2011.

Um pajarito à la Hugo Chávez me diz que Tarcísio de Freitas vai se dar bem na disputa, continuará com os pés em duas canoas e saberá qual a melhor quando for o caso.

Ah, que saudades do tempo em que se votava em alguém por suas qualidades e não pelo fato de não ser tão ruim como o adversário.

Confesso, cansei!

 Mais uma Operação Escudo

Mais um PM foi morto, infelizmente. Por isso mais uma operação de revanche foi deflagrada  (desta vez em Santos e São Vicente). Se um civil for morto, não há pressa em descobrir quem o matou, mas em sendo um policial o deslinde tem sabor de vingança. O número de mortos já chegou a cinco.

Um grosseiro e um chantagista

Na quinta passada (1º) o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski tomou posse como da Justiça em cerimônia no Palácio do Planalto. Entre os presentes estava Kassio Nunes Marques,  um dos  nomeados pelo ignaro ignóbil. Foi atacado pelo fato de ter mostrado respeito e educação. Um deputado bozista,  Marcel Van Hattem, do partido com o nome totalmente errado, Novo, mas que representa tudo de execrável que há na política, ornejou que Nunes Marques  “faz parte do consórcio entre PT e STF”.

Faltou à cerimônia o centrãozista Arthur Lira, que continua a mandar sinais chantagistas ao governo.

 Ele é uma raposa

 Burro é que acha que Lula é burro, ele é, tirante umas escorregadas, um animal político. A um passo de fazer  uma parceria com o bozista Tarcísio de Freitas para a construção do túnel ligando Santos a Guarujá enfureceu a bolsonalha, que voltou-se contra o governador de São Paulo.  Sem dúvida, o fato será usado nas eleições municipais.raposa

 Por falar em grosseria

O artigo não é exclusividade da direita, a esquerda é pródiga no tema. No evento do dia 2 comemorativo dos 132 anos do Porto de Santos, com a presença de Lula e Tarcísio de Freitas, o governador foi vaiado pela claque petista.

A “raposa”, acertadamente saiu em sua defesa e declarou que ele “merece ser tratado com muito respeito”.

O cinismo abunda

O governo dos EUA resolveu jogar pra torcida,  tem eleições presidenciais este ano, e aplicou sanções  ontem contra quatro colonos israelenses na Cisjordânia devido a atos de violência que cometeram contra palestinos.

 O governo de Israel protestou, “A absoluta maioria dos colonos é de cidadãos que respeitam a lei”.

 Não, todos eles desrespeitam a lei, são invasores de terras palestinas.

 As forças israelenses, com apetite insaciável, continuam a assassinar inocentes. No sábado, deu prosseguimento aos extermínio de palestinos na Faixa de Gaza, matando muheres e crianças sob a desculpa de que eliminaram quatro terroristas do Hamas. Que porcentagem criminosa!!!

 O futebol, em todos os níveis, foi tomado pela bandidagem

É de alto a baixo, Fifa, CBF, federações estaduais, presidências de clubes e torcidas. No sábado (3), quando os ônibus do Palmeiras chegaram a Belzonte, local em que foi disputada a final da Supercopa do Brasil contra o Tricolino, a horda são-paulina atacou os veículos à la Átila, o Huno.

O Brasil transformou-se nisso, ninguém em nenhum nível aceita civilizadamente quem pensa diferente.

Triste trópico.

Ah, os “ativistas”…

Muitos deles são tão sem noção como os negacionitas. Lula, na cerimônia da reintrodução de Marta Suplicy no PT, a que declarou que Fernando Haddad foi o pior prefeito que Sampa teve, que votou a favor do empessegamento de Dilma Rousseff e que se diz petista raiz (que raiz será?), fez uma análise perfeita de um mal que infecta qualquer discussão hoje em dia, a praga do identitarismo.

Disse ele, sem pruridos, que “Precisa escolher como candidato a vereador do PT as pessoas que são lideranças reais no movimento social, e não aqueles que querem apenas ser candidatos. “Eu quero me lançar, eu vou me lançar”. “Eu quero me lançar porque eu sou branco. Eu quero me lançar porque eu sou mulher. Eu quero me lançar porque eu sou negro. Eu quero me lançar porque eu sou indígena”. Está errado. As pessoas têm que se lançar pelas qualidades delas e disputar as eleições. Se a gente não fizer isso, a gente não vai crescer.”. 

Virou alvo dos componentes daquela infindável sequência de letras que tenta definir pessoas e muitas são tão ou mais preconceituosas do que as que criticam.

É assim que ministros de qualquer natureza, que pessoas para qualquer cargo, devem ser escolhidos, de outra forma é preconceito ou racismo reverso.

A única cota justa é a social, o resto é injustiça. Pra quem defende a racial todos os brancos vivem às mil maravilhas.

A crítica maior veio do crítico menor

Lula, em um evento de premiação da Volkswagen para jovens aprendizes, brincou com uma premiada, negra, que “afrodescendente assim gosta de um batuque”.

Choveram críticas dos “identitários”, até da bolsonalha. Não querem deixar os “evangélicos sozinhos. O “lenhador” 01, rei das rachadinhas”, ornejou que “Lula não tem nada de inocente. Ao invés de prestigiar a jovem pelo prêmio, ele a limitou a uma visão preconceituosa e medíocre”. Chiste ele não entende. O único comentário que não incomoda a familícia é o desferido pelo 00, “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, o meu voto é sim”. A corja só aprecia criminosos. 01, por exemplo, emedalhou um miliciano com a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa fluminense e ainda contratou a mãe e a mulher do criminoso como funcionárias de seu gabinete.

O mais triste é a existência dos desprovidos do que seja  Ética e Moral – se é que saibam o que significam – e que ainda apoiam a corja.

Deve ser muito bom no mister

 É sabido que a zeralhada adora uma pescaria, principalmente quando um deles é alvo de ação da Polícia Federal. O chefão, 00, deve ser um excelente pescador, está com uma pança monumental.

 Qual a lógica?

 A turma na TV fala “quêérre coude”. Por quê? Caramba, ou é tudo em gringolês,“quiuarr coude”, ou tudo em Português, código “queerre”. Uai!

 Mais uma

 Na TV ninguém mais chega a ou ao, é em ou no. Não demora, dada a influência, todos estarão falando assim. Pobre vernáculo.

 Pelamordedeus!!!

 Qual é o sentido de colocar um reporteiro na frente de um bloco de carnaval esogelando-se e ninguém conseguir ouvir o que ele está falando? Acham que o telespectorante é burro, que o cara tem de estar na frente pra que acredite que o fato está acontecendo? E fazendo entrevistas que nada acrescentam, um carnaval de obviedades. Mostrem a bagunça e façam a narração em off, caramba! As pilhas do controle remoto do mirandeiro vão acabar de tanto que mudo de canal atrás de noticiário assistível. Que inferno!

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada do Estadãozinho

Jacó estreia na Vila Madalena

Iago Jacomussi: anote esse nome e sobrenome. Talvez você não tenha ouvido falar dele, mas ele ainda vai dar o que falar nas rodinhas gastronômicas em 2024 (se janeiro(???) é o mês das apostas, essa é a minha para este ano).

(???)  Sr. editante, onde esteve, pois não reparou que o texto foi publicado em “O Estado de S. Paulo. 2 Feb 2024”?

                                                                  ***************

Copiada da Folha (site)

Ação da Rota deixa dois mortos e um policial baleado na Baixada Santista

Mortes ocorreram em Santos e São Vicente, em área sob nova fase (X) Operação Escudo; Segundo a SSP, eles atiraram contra policiais

(X) E a velha fase da Errolândia… Cadê o “dá”?

                                                                  ***************

Copiada do UOL

Ana Paula Padrão ousa em look com transparência reveladora para baile

Imagem: Marcelo Sá Barretto e Victor Chapetta/AgNews

Ana Paula, ex-padrão do Jornalismo da Globo.

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

 Corinthians oficializa acerto e Pedro Raul assina contrato até 2028

(…). O clube mexicano terá direito a 20% de mais(X)valia em uma futura venda do atacante.

(X) Dá neles, hífen! Desconhece o vernáculo e Marx… Mais-valia, escriba.

Corinthians tenta vencer em casa após semana muito conturbada

 (…). A tensão escalou um pouco na noite de quinta-feira, quando torcedores realizaram(XXX) soltaram rojões no Centro de Treinamento Joaquim Grava.

(XXX) Vixi, os caras-pálidas conseguem estar piores que o Coringão…

                                                                   ***************

Copiada do g1

Paris vota para triplicar tarifa de estacionamento de SUVs, que pode chegar a R$ 96 por hora

O referendo visa triplicar as tarifas de estacionamento para carros de 1,6 toneladas(!!!) ou mais, chegando a um valor de 18 euros (R$ 96) por hora, e assim desencorajar o uso de carros “volumosos e poluentes”, segundo a prefeitura.

(!!!) Cara-pálida, já pensou se criarem uma tarifa especial pra erros horrorosos e indecentes pra quem é jornalista? Tarás perdido! Tonelada, escriba, plural só de 2 pra cima. Errado no texto também, miséria pouca é bobagem.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
mistake 2/miss Caixa 2/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
 Cantinho del jefe

1 – Maju Coutinho aparecerá assim no “Fantástico”, numa reportagem sobre os 50 anos do Ilê Aiyê, que vai ao ar no outro domingo, dia 10(!!!).

(!!!) Barrabás, jefe, nem calendário sabe mais olhar? Domingo que vem será 11! No impresso está certo.

 2 – Disse que tratavam(!!!)-se de dados cadastrais e que os criminosos estavam perdendo tempo.

No impresso está certo.

(!!!) Meeeuuu Deeeuuus!!! Tratava-se, “jefem”.

3 – Às vésperas de comemorar 40 anos de carreira e 65 de vida, Zeca Pagodinho aparece na foto segurando a claquete do filme “Deixa a vida me levar”, em fase de pré(X)produção

(X) Com hífen, jefe!

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – O maior embaixador do carnaval de Pernambuco deu uma uma(?) pausa nos preparativos para a folia deste ano e visitou o estúdio do “Fantástico”

(?) Uma ou duas, errador?

(…). ‘Eu sou a Morena Tropicana(?)‘”, brinca o cantor,

(…), como “Táxi lunar” e “Morena tropicana(?)“.

(?) Ela encolheu, MrC?

2 – Estado do Rio recebeu quase 1,2 milhão de turistas internacionais em 2023, patamar semelhante ao (?)  pré-pandemia

(?) Cadê o “da”, errador?

3 – As composições da concessionária vão circular sem interrupção das 5h de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, até (X) meia-noite de terça-feira,

(…), com extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até (X)  1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após (X)  meia-noite.

(X)  O errador deve ter matado aula adoidado, não sabe que é obrigatório o uso de artigo antes de hora em horários. Falta “a” depois de todos os “xises”.

4 – Um dos seus hits, “Paciência(X), uma parceria com Dudu Falcão,

(X) Se abriu, tem de fechar, errador.

5 – Quer usar o engajamentos dos idols(?) para divulgar o clube internacionalmente.

(?) Errador, escreveu em Inglês ou errou feio? Em Português é ídolos, viste?

6 – Veja essa(!!!) novidade. Neste(!!!)  domingo,

(!!!) Veja esta antiguidade! O errador é tão ruim que nem usando certo à frente percebe o erro cometido.

7 – (…), e queria também parte dos lucros arrecadados com a música, que(XXX) naquela altura, já tinha mais de 200 milhões de visualizações no Youtube(X).

(XXX) Ô sem-noção, vírgula aí, viste?

(X) YouTube, MrC!

Então: MC CL pediu gratuidade de justiça(X) mas como não conseguiu,

(X) Em alta, MrC!

8 – Dentista vai indenizar paciente adolescente por ofensas durante a consulta

“Você tem dente podre!”, teria(!!!) dito a profissional ao paciente

(!!!) A Justiça brasileira é uma tragédia, né, errador? Condena uma pessoa na base de uma presunção, que hórrór! Já tô achando que não é mais desconhecer o vernáculo, é caso de … bom, deixa pra lá…

 (…): “Você tem dente podre! Nuca(???) vi uma boca fedendo desse jeito! Você lava a perereca ou deixa ela fedendo desse jeito? Você não vai arrumar namorado com esses dentes podres!”

(???) Errador, o problema foi na boca ou mais atrás? Ah, nunca…

A dentista Dalila da Silva Klein negou as acusações, alegando falta de provas e de(???) que o objetivo da mãe da menor seria de ganhar dinheiro com o pedido de indenização.

(???) Alegando de que é lindo, errador, merece vaga na ABL! Barrabás, tira o de daí!

Uma testemunha, também cliente do consultório e que aguardava na sala de espera, confirmou ter ouvido as expressões da dentista.

Que coisa, hein, errador, você escreve isto e não percebe que é mais um motivo para não existir o teria. Tico e Teco em coma profundo.

Cantinho da mistake/miss Caixa – continua sem acento em Cláudia
Cantinho da mistake 2

 1 – O esquenta desse Bloco(?) acontecerá em dois dias diferentes,

(?) Por quê, MsC 2?

(…), no mesmo horário, com saída da Praça Santos Dumond(???). Durante os dois dias de saída do bloco, as equipes da Secretaria(?) farão a distribuição de material informativo e preservativos.

(???) Quem é este cara, mistake 2?

(?) Por quê, MsC 2?

2 – Bloco só toca músicas que embalaram a infância e adolescência dos milenials(!!!)

(!!!) Mistake 2 é poliglota, erra em qualquer língua! É millennials, cara-pálida.

3 – Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFRJ encontraram, pela primeira vez, uma espécie de bagre dourado raro no(X) nos rios e (X) cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca.

(X) Poderosa erratriz, tá sobrando no e faltando nas, viste?

4 – A escola, que vai contar a história do caju no carnaval desse(XXX)(DESTE) ano,

(XXX) Entre para o brogue e confirme que é semianarfa…

Cara-pálida anônimo

                                                                  ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter