sANTOS, 480 ANOS

Santos, 480 anos, legado e protagonismo. Por Antonio Carlos Fonseca Cristiano

Santos: do legado histórico ao protagonismo econômico nacional

…O Porto de Santos conecta o Brasil aos principais mercados globais e sustenta cadeias produtivas que vão muito além da Baixada Santista, muito além do que está ao alcance dos olhos santistas.

SANTOS, 480 ANOS

 Publicado originalmente no Diário Do Litoral,
edição de 24 de janeiro de 2026

Celebrar o aniversário de Santos é, inevitavelmente, reconhecer sua importância histórica. Mas limitar a cidade ao simbolismo do passado é insuficiente diante do papel que ela exerce hoje na economia brasileira. Santos é um ativo estratégico nacional. A cidade, que chega aos 480 anos de história, abriga o maior porto da América Latina, responsável por cerca de um terço do comércio exterior do Brasil. O Porto de Santos conecta o Brasil aos principais mercados globais e sustenta cadeias produtivas que vão muito além da Baixada Santista, muito além do que está ao alcance dos olhos santistas.

Além de cargas, o Porto de Santos movimenta decisões econômicas, investimentos, empregos e competitividade. Em 2025, o complexo portuário voltou a registrar recordes de movimentação, confirmando uma tendência de crescimento consistente nos últimos anos.

Esse desempenho reflete a força da indústria, do agronegócio, do comércio exterior e do turismo marítimo, que reposiciona a cidade no mapa internacional. Relembrando uma frase que já disse aqui nesse espaço: quando Santos funciona bem, o Brasil inteiro sente os efeitos positivos; quando enfrenta gargalos, o impacto também se espalha por toda a economia.

Esse protagonismo traz responsabilidades. O crescimento do setor logístico e portuário amplia a necessidade de infraestrutura compatível, planejamento urbano e governança integrada. Santos é hoje um dos principais nós logísticos do Brasil, mas convive com limitações de acesso, mobilidade urbana pressionada e uma relação porto-cidade que ainda exige amadurecimento. O setor cresce muito e determina a necessidade de expansão da área portuária, mas essa ampliação precisa ocorrer de forma coordenada, respeitando regras claras e a convivência com a cidade.

O debate sobre o futuro de Santos passa, necessariamente, pela compreensão de que todos os agentes da cadeia de importação e exportação são essenciais para o funcionamento do porto, algo também que repito com frequência: todo agente tem um papel relevante no fluxo de cargas. Sem essa coordenação, o risco é transformar crescimento em desequilíbrio.

Projetos estruturantes estão em andamento, investimentos públicos e privados foram anunciados e a expectativa de modernização é real. Ainda assim, a história recente mostra que Santos conviveu com muitas promessas e poucas entregas efetivas. Por isso, comemorar resultados deve caminhar junto com a cobrança por execução, prazos cumpridos e decisões alinhadas ao interesse coletivo. Podemos chegar aos 500 anos muito melhor, como cidade exemplo para todo o Brasil. Cidade que superou gargalos e alcançou a tão sonhada harmonia entre porto e cidade.

No aniversário da cidade, o olhar precisa ir além da celebração. Santos não é apenas um patrimônio histórico, é uma engrenagem central do desenvolvimento nacional.

Parabéns a todos que constroem essa história.

Santos, 480 anos!


Quantos prefeitos entraram e saíram em Santos sem pisar no Porto?”, questiona presidente da Marimex

ANTONIO CARLOS FONSECA CRISTIANO, “Caio” – Empresário, santista. Presidente da Marimex Inteligência Portuária em Logística Integrada.


                    
                
	            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter