Ilustração: Benjamim Cafalli
Intolerâncias |12: morreu? errou? Confusão na informação

Afinal, o “Sicário”, bandido a serviço de Vorcaro, morreu ou, por enquanto, trata-se de uma tentativa de suicídio? A Folha de S.Paulo, em editorial e em reportagem, ontem, informa que morreu. No Estadãozinho, morreu. No O Globo ficou na tentativa. O UOL sustenta que está em protocolo de morte cerebral. A CNN e o Metrópoles vão na mesma linha. Já o R7 e o g1 informam que morreu. O advogado dele nega tudo, disse que ele está em estado gravíssimo, mas longe de morte cerebral. E o leitor, como fica? Principalmente, o Jornalismo onde fica???
O que mais abunda no futebol atual, mimimis ou cafajestagem? Talvez haja um empate com tatuagens… O que dizer das comemorações de gol? Uma pior que a outra, tudo ridiculamente ensaiadinha. Até as moças aderiram à palhaçada. Que saudades dos pulos de Pelé, da elegância das de Didi, do braço levantado do Dr. Sócrates… Um entra com as quatro patas no adversário e se revolta dizendo que não fez nada. Um recebe uma bolada irregular no joelho e faz um drama fingindo que foi na cara. Junte-se a tudo a berração dos narrantes, tá duro de ver.
Mas falando em abundagem, como explicar o fato de o Flamengo ter demitido o técnico Filipe Luís logo depois de o time ganhar de 8 a 0 do Madureira? Só pode ter sido decisão tomada com ela…
Sinceramente, chefia, existe regra mais contra o futebol que a do impedimento? O cara está 1 mm à frente do último do adversário e o gol é anulado??? Mudem a regra, caramba!
Começando com um estadônicozinho sofredor da síndrome hifênica: “O Sírio Libanês (79º),”. Olha a foto!

Não, não acontece: “acontece entre 8h04 e 9h03.”, acontece entre as e as, viste? Outra que não aprendem nunca, não sabem a diferença do significado com J e j: “Jacquin já foi o próprio pesadelo na cozinha: ‘Quebrei e conheço todos os oficiais de justiça’”. Justiça, cara-pálida. Errado no texto também.
Pontua, estadônicozinho…? E “acertua”, que tal? “Rafael R. Viegas, pesquisador e professor da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), pontua que o problema não é a atividade acadêmica em si, mas o escopo do curso e ainda o seu público-alvo.”. Acerte no alvo, Getulio, Easp, Enap, viste? Inaprendíveis: “Em Barueri, Palmeiras tenta abrir vantagem frente ao Novorizontino”. Nem frente nem atrás, cara-pálida, ante, diante do, até contra serve. É claro que tinha de ser lá, o paraíso dos hifens indevidos! “Bióloga cogita não usar grupo-controle nas pesquisas”. Mas por aí jamais cogitaram não lascar um hífen, né mermo?
Não, meu amigo: “Só o que se sabe é que a guerra ateia fogo no Oriente Médio,”. O que se sabe é que ateia ao… Escriba, não fazia parte do vestuário dele: “Competição reúne até domingo cerca de 400 atletas em disputas nas modalidades Park e Street, no Parque Cândido Portinari”. Candido jamais usou chapéu. Quer ver?

Folhal, volta pra escola! “A reitora de Columbia afirmou que os policiais teriam entrado no prédio da universidade apresentando uma justificativa falsa de que estavam atrás de uma pessoa desaparecida.”. Como é possível fazer uma afirmação baseada em uma hipótese? Afirmação só a respeito daquilo de se tem certeza! Ela tem certeza, pois afirmou, é a visão dela! Inacreditível! “Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública),”. Vou deixar o hiperlink para que possam ver a que ponto chega a incompetência. Aberto, leva a Secretaria DA SP. “A perícia vai identificar se qual arma partiu o disparo que matou o funcionária.”. De, atento folhal.
No compriendo, leafal e uolic (a matéria da Folha é manchete no UOL e foi na capa do impresso): “Guarda Revolucionária do Irã fecha estreito de Hormuz e ameaça incendiar navios”. Em Português é Ormuz, Hormuz é em Inglês, Strait of Hormuz. Perché mezzo alici, mezzo mozzarella? O UOL arrependeu-se, a Folha, não.
Caramba, comprem um Volp físico para a redação ou baixem de graça no celular de todos! “Após pressão do então secretário-executivo José Ribeiro Lemos Junior, Sueli foi remanejada no ano passado para o setor de Recursos Humanos.”. O único secretário agraciado com o tracinho é o geral. Não se informam antes de informar, desinformam: “Nascido em São Paulo em 1946,”. Não, folhal sáiteco, até com o UOL acertando, você errou. Ele nasceu em 27 de setembro de 1947. Setenta e oito anos como está no título do UOL: “Morre aos 78 anos o diretor e ator Dennis Carvalho, no Rio”. Corrigiram.
Barrabás, folhal! “Em 2021, Tiago Santiago, autor da trilogia “Os Mutantes”, da Record, relatou em live no site DCM que o diretor o tentou beijar quando ele, ainda jovem,”. Esta foi pro nosso Gordo revirar na tumba, o tentou beijar… Pra quem não conheceu, ele tinha ataques com a colocação. Tentou beijá-lo, nem pensar, né, estiloso? Uma nóis acerta: “Cinco meses após decisão judicial ordenar que Ratinho explique ou se retrate de acusações que fez contra Chico Buarque, oficiais de justiça não conseguem encontrar o apresentador para citá-lo oficialmente sobre a sentença.”; “Na sexta (27), a oficial de Justiça encarregada do caso informou ao juiz que chegou a ser recebida pelo setor jurídico do SBT e obteve o contato do advogado de Ratinho,”. Que turma ligadona, hein? J, cara-pálida.
Uau, erraram no Erramos:


Cadê o erro???
Que fundo do poço! Ele não se entende com ele mesmo: “A polícia prendeu três suspeitos de invadir e roubar uma casa na região do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, após persegui-los até o Jardim Paulista, na tarde desta terça-feira (13).”. Vamos por partes, como diria Jack, o Estripador. “Esta” terça-feira” é dia 3 de março, folhal. “Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os suspeitos – de 23, 32 e 33 anos”. É DA, rapaiz! “O trio havia invadido uma casa e feito a família refém, mas acabaram fugindo após a chegada da Polícia Civil. Os agentes tentaram conter os suspeitos, mas os criminosos, de acordo com a SSP, avançaram com o carro para cima deles e seguiram em alta velocidade.”. Uau, o trio acabaram! Acabou com você, né, escriba? Decida-se, suspeitos ou criminosos, vaselinista? Atenção, folhal: “Segundo dados do Kantar Ibope, o The Noite, que vai ao ar por volta de 0h,”. Segundo dados das regras gramaticais, vai ao ar por volta dA 0h, viste?
Um global não daquele brogue, d’“O Globo”: “Sua vida está desde cedo ligado à teledramaturgia.”. Desligadão, vida ligada, viste? Piorou!!! Meeeiiiinnn Gooottt!!!!!! A inhorância infinita!!! “A estreia do jovem Dennis de Carvalho foi na televisão, em 1964, levado pela mãe, a dona de casa Djanira Carvalho, à TV Paulista para fazer teste para a novela ‘Oliver Twist’, baseada na história de Mark Twain.”. CHARLES DICKENS, ignaro!!!
Ih, J&Cia, de novo…? “Relatório da IFJ confirma 128 mortes de jornalistas a serviço em 2025”. A serviço de quem, escriba? Em serviço, no trabalho, viste? Qual a lógica? “Ele passou mal em casa, foi levado para a UPA de Madureira, zona Norte do Rio, mas não resistiu.”. Ma che zona, meu! Tudo em alta ou tudo em baixa, caramba. Xiii… “A atração vai ao ar dar 8h às 10h,”. Dar? Serve das?
Mais mancadinhas cíacas: “Encontro proverá oportunidades para o mercado audiovisual de não-ficção na América Latina”. Na realidade, na não ficção, é sem hífen… Errado no texto também. Uau, o Santos é tão antigo assim??? “No Mundial Interclubes de 1663,o time da Baixada perdera de 4 X 2 para o Milan na primeira partida,”. Cara-pálida, vira o primeiro seis de ponta-cabeça, vira?
Quebrou o teclado, uólico? “O goleiro o Timão, herói da classificação à semfinal do Paulista,”. Sim, ainda sem final mas com semifinal por causa do goleiro do Timão… Nenhum! “20 carros que dá para comprar com o valor dos 5 IPVAs mais caros de SP”. Uólico, os carros podem ser caros, mas o imposto não é produto pra ser caro ou barato, é alto ou baixo, viste? No caso, altos, o oposto do seu conhecimento gramatical… Oh, céus! “passa a ocupar o cargo de secretário-adjunto de Governo, vinculado à Secretaria Municipal de Governo”. Gentem, só o geral tem hífen!!! Abram um léxico, abram o ortográfico Volp!
Que geúnico fino… “A delegada pontuou que o cão não será devolvido para a mulher, já que há indícios de maus tratos.”. Pontuou mas não hifenou, né? Certeza de maus-tratos ao vernáculo. Adivinhem… “Perseguição e ameaças por PIX”. Pix que p…
Perderam a noção de vez: “O Serrano FC anunciou o afastamento imediato do jogador João Gabriel Xavier Berthô e a suspensão de seu contrato após a expedição de mandado de prisão contra ele por estupro coletivo contra uma adolescente de 17 anos,”. Claro que o erro comparado ao crime em si não é relevante, mas estupro contra??? Em que idioma, geúnico? Estupro de!
Uma dúvida pertinente: “Laudo revela disparo de arma encostado no lado direito da cabeça”. Não é a arma que está encostada, geúnico? Mesma escrita no texto.
Que petáculo, CNN!

Bombardearam a Gramática! Os zeros mandam, gerante de caracteres, à 00. Aforamente que é com só um 0. Será que pôs no plural devido aos dois zeros?
No Estúdio i: “O Exército iraniano é melhor treinado…”. Que dificuldade verbial… Mais bem, jornalante.
Na Zi Globe, SP1:

Gerante de caractereres, no nome da corporação não tem, mas seus componentes são guardas-civis, civiste?
Aviso aos leitorantes!
Confesso que desisti! Não adianta perder tempo – o meu e o de vocês – apontando erros dos broguistas do “Blog do Ancelmo Gois”. São sempre os mesmos, quando não aparecem piores – desde que comecei a apontá-los em janeiro de 2015, ainda n’ “O Globo” impresso. Depois que se transformou em brogue o desastre cresceu.
Continuarei a ler, muitas vezes traz informações exclusivas, mas só voltarei a apontar erros se forem do gênero acachapante.
Mas não quer dizer que, de vez em quando, não possa bater uma saudadezinha, mas não aponto nem 10% dos erros…
Jefe: Ancelmo Gois
Miss Caixa/mistake: Fernanda Pontes
Mister Caixa/errador: Nelson Lima Neto
Viva o jefe e o “Samba da Caixa-Alta Doida”! “Ao todo são 17 categorias que vão desde “Jogadora da temporada”, “Treinadora ou Treinador do ano” e “Jogadora revelação” até distinções Institucionais,”;’Esta nova categoria, explica Antônia Pellegrino, Diretora de Conteúdo e Programação da EBC,”. Por que as altas em insts. e diret., jefe?
Eita… “Hoje mais cedo, o barril tipo Brent era negociado a US$ 78,33 o barril, alta de 7,49%”. Do tipo, petróleo do tipo, jefe. Errado no texto também. Jefe, pelamordedeus, seus ajudantes vão afundá-lo sem salvação, não deixe que assinem por você!!! “que fundou o Mercado Livre em 1999 e transformou a empresa num potentado de US$ 120 bilhões,”. Potência, jefe, potentado é uma pessoa muito potente, não é uma empresa. O desastre não tem fim: “cuja saída estava marcada para 16h45. No entanto, por problemas técnicos, às 19h30,”. Nem com o às desconfiou que é para as 16h45, jefe?
Jefe, pensumpoco… “De acordo com a petição, o autor teria sido alvo de publicações em redes sociais que estão colocando em xeque sua reputação.”. “Segundo a ação, Rodrigo, que mantém perfis com mais de 1 milhão de seguidores nas redes, teria sido acusado por Garotinho de receber “pagamentos ocultos” da construtora Calper para a realização de palestras.”. “O ex-governador teria sugerido que o autor atuaria como “porta-voz remunerado””. Jefe, se ele não tem certeza de nada, por que entrou com a ação?
Ela não falha, inaugurando a erração no brogue: “, distribuídos entre os cinco melhores colocados”. Mais bem, mistake, a mais mal classificada entre os broguistas.
Hein??? “Pela primeira vez, um artista transmasculino não-binárie apresenta sua obra,”. Mistake, was??? Não binário, viste? Mistake, mistake… “a mansão dará lugar a um mini-condomínio com dez casas.”. Quando os erros darão lugar aos acertos em seus textos? Minicondomínio, viste?
Pode isto, Arnaldo??? O errador é iterativo, não tem jeito! “Grupo fez comunicado em seu Instagram na tarde dessa quinta-feira”. Desta, meu, neste hoje é quinta! Volta pra escola, caramba. “Veja que dó essa notícia.”. Esta! É jornalista??? “O anúncio foi feita na tarde dessa quinta-feira,”. ???! Anúncio feita??? Dessa??? Barrabás! E o Grupo Grobo não faz nada??? Ele, de novo! “Veja esse caso.”. Se eu disser que é um taripídeo é desrespeitoso? ESTE, errador, aquele a que se refere.
E aí o jefe referendou o erro do errador: “Último dia de trabalho no endereço será nessa quinta-feira. Intenção é reabrir em Ipanema”. Como reza o samba, “Não tem solução…”. NESTA!!!
Tava demorando, mas MrC apareceu: “O empresário Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo entre 1995 e 1998 e nome de grande relevância nos bastidores do rubro-negro,”. Rubro-negro – melhor Rubro-Negro – é o Flamengo, não é o torcedor, viste? Mein Gott, vão se aposentar sem aprender… “Alvo na CPI do INSS, Lulinha tenta anular cobrança de R$ 10 milhões fruto da Lava-Jato”. Sem hífen, errador (e todos do grupo!). Errado no texto também. “Peça investigada nessa CPI do INSS,”. NESTA, errador!
Os maus exemplos frutificam, estadônicozinhos fazendo escola:“Acusado de ‘má fé’ em venda de mansão a Paolo Guerrero, Bruno Gagliasso vence disputa contra corretor”; “Ele também deverá pagar 22 dias-multa, fixados em 1/4 do salário-mínimo cada.”. Errador, tira o hífen do salário mínimo e bota na má-fe, tá? De boa-fé. “dando conta da indicação de Jovino Bento Junior para o cargo de secretário-adjunto de Ações Estratégicas e Acesso à Justiça,”. Sem hífen, errador…
MrC, MrC… “Um antigo aliado de Bap classifica a demissão de Filipe Luís no Flamengo: ‘conhecido por decisões destemperadas’”.Aqui é uma declaração, é um caso em que o depois de dois-pontos vai em alta, viste?
Eles, os inexplicáveis: “Veja essa novidade.”;“que já está implementada nas arenas das principais Ligas da Europa,”;“Estes grandes ventiladores industriais vão reduzir a umidade excessiva nas áreas sombreadas,”. A novidade é esta, os grandes ventiladores são esses pois foram citados antes. E por que ligas em alta?
Mais uma inexplicabilidade é o fato de tudo ficar por isso mesmo.
(CACALO KFOURI)
