HOLOCAUSTO

Racismo: a neutralidade diante do Holocausto. Por Rui Martins

RACISMO: A NEUTRALIDADE DIANTE DO HOLOCAUSTO

RUI MARTINS

… entre outras medidas adotadas pelo nazismo, cujo emblema era a Alemanha Acima de Tudo (inspirador do Brasil Acima de Tudo, de Bolsonaro), a oficialização do antissemitismo, logo seguida por uma política de extermínio dos judeus. Esse extermínio, chamado Holocausto, incluía não só os judeus vivendo na Alemanha, como os judeus dos países conquistados pelo Terceiro Reich, durante a Segunda Guerra Mundial…

Holocausto - Le prix de la paix -

Façamos um pequeno exercício de memória – em 1933, o Partido Nazista se tornou majoritário e Adolfo Hitler tomou o cargo de Chanceler  da Alemanha e, logo depois se tornava Fuehrer, ou o Líder do partido único. Isso significava, entre outras medidas adotadas pelo nazismo, cujo emblema era a Alemanha Acima de Tudo (inspirador do Brasil Acima de Tudo, de Bolsonaro), a oficialização do antissemitismo, logo seguida por uma política de extermínio dos judeus. Esse extermínio, chamado Holocausto, incluía não só os judeus vivendo na Alemanha, como os judeus dos países conquistados pelo Terceiro Reich, durante a Segunda Guerra Mundial desfechada por Hitler em 1939 e terminada com sua derrota, em 1945.

No total, foram assassinados seis milhões de judeus, principalmente nas câmaras de gás.  Apesar de se terem passado 75 anos do fim da Segunda Guerra, o tema vem adquirindo nova atualidade com o sucesso eleitoral de partidos de extrema-direita e o ressurgimento das ideias, dos movimentos e dos partidos neonazistas. Há alguns dias, no 20 de novembro, a ONU e a comunidade internacional relembraram, na cidade alemã de Nuremberg, os 75 anos do julgamento dos criminosos de guerra da Alemanha nazista.

Coincidência ou não, a estatal Rádio e Televisão Suíça lançou neste mesmo mês seu primeiro telefilme histórico sobre o controvertido papel da Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, O Preço da Paz, tratando especificamente da utilização do dinheiro nazista (uma parte roubada dos judeus) pelos empresários suíços, alguns vivendo em situação difícil, perto da falência em consequência da guerra. A história e o roteiro foram escritos pela suíça Petra Volpe, já conhecida internacionalmente pelo roteiro da nova versão do filme suíço Heidi, dirigido por Alain Gsponer.

No telefilme, se agrupam uma fábrica de tecelagem prestes a falir, um jovem ambicioso recém-casado com a filha do industrial, seu irmão, um jovem funcionário suíço encarregado de localizar o capital nazista reinvestido nas empresas suíças ou desviado para outro país, no caso a Argentina, utilizando a Suíça como plataforma. Um encontro com uma jornalista da Associated Press, bem informada pelos americanos, leva-o a descobrir também a utilização de dinheiro nazista para a recuperação da fábrica de tecelagem, já dirigida pelo irmão.

Não longe da fábrica, existe um alojamento mantido pela Cruz Vermelha Internacional, onde são recebidos e mantidos algumas dezenas de refugiados judeus, vindos do campo de concentração nazista de Buchenwald. Dentro da política suíça de se desvencilhar dos judeus, a Cruz Vermelha Suíça logo consegue enviar esses refugiados para a região onde seria fundado Israel. A parte romanceada do telefilme envolve a recém-casada filha do industrial com um refugiado judeu.

…Porém, quem relembra os fatos é um telefilme suíço em capítulos, numa história romanceada com seis horas de filmagens, talvez num exercício de autopunição…

A roteirista Petra Volpe, que trabalhou com historiadores da época da Segunda Guerra, revelou a originalidade do telefilme de seis horas, divididas em seis capítulos de uma hora – “Pelo que sei, esta é a primeira série suíça tratando justamente do tema do dinheiro nazista levado para a Suíça”, diz ela. Baseados em fatos reais, mas romanceados, os seis episódios apresentam as diferentes práticas e compromissos realmente adotadas pelo empresariado suíço da época com os nazistas. Petra Volpe afirma que essa união nada teve de “idílica” e nem foi “muito brilhante”, mas faz parte da história da Suíça, mesmo que poucos suíços saibam disso.

Petra Volpe critica o fato de a Suíça ter aceito muito facilmente acolher nazistas ao final da Guerra, alguns deles criminosos. Na sua busca de documentação, conta ela, consultando processos envolvendo alemães nazistas da época, Petra cita as negligências voluntárias dos suíços, como um caso típico: dois agentes suíços seguiam um nazista mas, de repente, deixaram que lhes escapasse ao entrar num trem, com a desculpa de não terem comprado a passagem.

   O telefilme O Preço da Paz nos leva compulsoriamente ao principal denunciador das criminosas relações dos banqueiros, financistas e do próprio governo suíço com os nazistas alemães, antes e depois da Segunda Guerra. Trata-se do professor, escritor, ex-deputado suíço e ex-conselheiro na ONU Jean Ziegler, conhecido mundialmente depois de seu livro A Suíça Lava Mais Branco, e muitos outros, entre os quais A Suíça, o Ouro e os Mortos, contando principalmente que a Alemanha não teria o capital necessário para começar e manter sete anos de guerra sem o apoio da plataforma financeira suíça. Uma parte também dos armamentos era feita na Suíça, onde não corriam o risco dos bombardeios aliados, já que o país se definira como neutro.

“Sem os bancos suíços”, escreveu Ziegler, “a Segunda Guerra Mundial teria acabado mais cedo e centenas de milhares de seres humanos teriam salvo a vida”. Ziegler demonstrou mesmo que até os dentes de ouro dos judeus mortos nas câmaras de gás iam parar em Zurique. “Ao mesmo tempo”, diz ainda Ziegler no seu livro, “o governo suíço ia repelindo para suas fronteiras dezenas de milhares de refugiados judeus, lançando-os por vezes diretamente nas mãos dos carrascos nazistas”.

Terminada a Guerra, e agora é o telefilme que conta, advogados suíços iam buscar capitais alemães nazistas e os traziam para a Suíça, de onde eram enviados para a América Latina, de preferência a Argentina, utilizando fraudes na contabilidade. Nazistas mudavam seus nomes, conseguiam se fixar na Suíça, aplicavam seu dinheiro na própria Suíça ou iam encontrar seu dinheiro na Argentina.

Tudo isso já ficou muito distante, talvez para muitos nem valha a pena lembrar, pois poderá melindrar muita gente… Porém, quem relembra os fatos é um telefilme suíço em capítulos, numa história romanceada com seis horas de filmagens, talvez num exercício de autopunição…

________

https://www.rts.ch/play/tv/emission/le-prix-de-la-paix?id=11592443

________

LIVRO RRJG - Rui Martins Biografia*Rui Martins é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Vive na Suiça.

 

3 thoughts on “Racismo: a neutralidade diante do Holocausto. Por Rui Martins

  1. myrian158@yahoo.com.br
    O slogan do PR, Brasil acima de tudo, foi copiado dos nazistas então? Quem diria né? Pena q foi esquecida a continuação e Deus acima de tudo…
    Obviamente o autor não sabe que esse axioma é usado pelo exército brasileiro…
    A vontade de lacrar é mais forte.
    Aconselho o autor a ler obras melhores pq seu português está levemente capenga.

  2. Myrian,
    tanto o bordão “Brasil acima de tudo” usado como lema pelo presidente Bolsonaro como o mesmo bordão adotado logo depois do Ato 5, em 1968, época da Ditadura militar, pelos paraquedistas, são cópia exata dos primeiros versos do hino da Alemanha nazista, de Hitler. Quem diria né? Isso é tão evidente que não vê quem não quer.
    Sim, depois do nazi-patriotismo, vem a devoção a Deus, porém, me parece que Deus não está aceitando. A prova? O Brasil deixou de ser um país de destaque na ONU, na OMS e outras organizações internacionais, é criticado no Exterior. Por que? Principalmente pelo verdadeiro holocausto praticado por Bolsonaro contra negros, pobres, favelados e índios, ao ter rejeitado a chamada vachina. Centenas de milhares acreditaram na imunidade do rebanho, não usaram máscaras e não se isolaram, tomando cloroquina. Não teriam morrido se o presidente fizesse como os outros países. A CPI está mostrando isso.
    Vou lhe enviar uma foto, para sua coleção, do povo alemão na abertura dos Jogos Olímpicos de 1936.
    O link é da própria Rádio alemã Deutch Welle – abra tem a foto povo fazendo Heil Hitler.
    https://www.dw.com/pt-br/alemanha-acima-de-tudo-um-verso-e-um-passado-sombrio/a-46002358
    Aí vai a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter