Berlim- Berlinale - festival de cinema

Berlim será menos político com mais paetês e glamour. Por Rui Martins

Terminou a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, saem seus diretores por cinco anos Carlo Chatrian e Mariette Rissembee…

Crise no Festival de Cinema de Berlim

Terminou a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, saem seus diretores por cinco anos Carlo Chatrian e Mariette Rissembee. O traço principal da Berlinale, como é também chamado o Festival, sempre foi de uma seriedade bem alemã e com preocupações políticas e sociais, na escolha dos filmes.

O cinema brasileiro sempre se beneficiou desse clima. Presenciei a conquista do Urso de Ouro, no 48º Festival de Berlim com Central do Brasil, de Walter Salles, e me tornei assíduo, entrevistando, durante esses anos, realizadores e atores brasileiros e criticando seus filmes.

De certa forma, acompanhei a carreira de Carlo Chatrian, até domingo o seu diretor artístico. Conheci Chatrian como diretor do Festival de Cinema de Locarno, onde sou assíduo há uns trinta anos. Por isso, fui dos muitos que se surpreenderam com a decisão da ministra alemã da Cultura, Claudia Roth, de provocar sua demissão.

O término desta Berlinale talvez tenha sido o mais político desde sua criação, com realizadores e atores premiados utilizando o momento de receber seu prêmio para fazer declarações sobre a situação em Gaza, provocando reações do próprio prefeito de Berlim, Kei Wegner, dizendo ter havido antissemitismo nas declarações.

O realizador norteamericano Ben Russell falou em genocídio e outros criticaram os bombardeios na Faixa de Gaza. Com isso, roubaram as luzes do Urso de Ouro conquistado pelo filme Dahomey, da franco-senegalesa Mati Diop.

Antes mesmo de toda confusão criada no sábado, na entrega de prémios da Berlinale, a ministra Claudia Roth já havia declarado que a nova fase da Berlinale deverá ter mais paetês e mais glamour no tapete vermelho. Em outras palavras, deverá ser menos político e mais people. Veremos se a nova diretora, a norte-americana Trícia Tuttle irá seguir nessa linha.

Curta-metragem ganhou Menção Especial

O curta-metragem brasileiro Lapso, da realizadora mineira Carolina Cavalcanti, selecionado entre centenas para a mostra juvenil Geração, do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim e competindo com outros 12 filmes, recebeu Menção Especial do júri, às vésperas do encerramento do Festival.

lapso
Lapso tem como atores Beatriz Oliveira e Juan Queiroz

A realizadora tem deficiência auditiva, assim como a atriz e seu filme se baseia também nessa experiência pessoal de surdez. Além do problema social da juventude que vive na periferia das cidades.

O filme conta a história de dois adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprindo pena socioeducativa por terem praticado atos de vandalismo

O júri explicou sua escolha num texto divulgado pelo Festival.

“Este filme é uma história de amor poderosa, mas única, de dois adolescentes. O que realmente brilha é a capacidade de inspirar o espectador a ter empatia por dois personagens que têm circunstâncias e desafios muito diferentes. Junto com eles, embarcamos numa jornada de aprendizagem que proporciona um vislumbre íntimo da vida de duas pessoas que o mundo não teve tempo de compreender. O filme é verdadeiramente uma celebração de como a coragem de compreender pode ser imensamente poderosa e superar barreiras”.

DIRETO DA SUIÇA


  • Rui Martins também está em versão sonora no Youtube, em seu canal –

https://www.youtube.com/@rpertins

_________________________________________

Rui Martins – Direto da Suiça – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

_________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter